Aulas de pilates são oferecidas gratuitamente em cinco bairros de Barra Mansa

Por Diário do Vale

As aulas podem ser encontradas nos bairros Saudade, Bom Pastor, Santa Rosa, Santa Clara e Vila Ursulino
(Foto: Divulgação)

Barra Mansa– A subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, está oferecendo aulas de pilates em cinco bairros do município, com a duração de uma hora de atividade. A iniciativa tem como objetivo o fortalecimento corporal, a melhora na qualidade de vida e, também, promover momentos de interação entre os participantes.

As aulas já estão acontecendo nos bairros Saudade, Bom Pastor, Santa Rosa, Santa Clara e Vila Ursulino. A previsão é que a atividade seja estendida ainda nos bairros Vista Alegre, Ano Bom e Saudade (Ponto Final).

Para uma das professoras do projeto, Aline Carvalho, o trabalho visa garantir melhor qualidade de vida. Segundo ela, o método do pilates usado envolve mobilidade, respiração, flexibilidade, equilíbrio e força.

– A maioria das pessoas que frequentam as aulas sempre se queixam de alguma dor, seja ela no joelho, ombros, porém a grande maioria são dores na coluna principalmente na lombar. A melhora acontece, pois todos os nossos alunos conseguem identificar os benefícios, em um simples abaixar e conseguir amarrar um cadarço, e em dores que começam a ser menos frequente – garantiu, afirmando que a média de atendimento por polo é de 20 alunos.

Os benefícios do pilates, segundo o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Cesar Franco Delgado, têm de influenciar no condicionamento físico e mental, que garante força, equilíbrio e a respiração durante exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Podendo ser praticado por pessoas que já possuem um bom condicionamento físico e também por aqueles que estão iniciando alguma atividade física.

– O pilates possui uma grande diversidade de exercícios fazendo com que as aulas não sejam repetitivas. As aulas podem ser feitas em aparelhos desenvolvidos exclusivamente para o método ou exercícios de solo com utilização de bola e acessórios. Os principais benefícios da atividade são aumento de força muscular, flexibilidade, melhora da circulação sanguínea, redução de estresse, controle da respiração e correção da postura – considerou o fisioterapeuta.

De acordo com uma das alunas, a professora aposentada Vanilda Cunha Baião, de 58 anos, moradora do bairro Vila Ursulino, a modalidade foi uma sugestão sua e a subsecretaria abraçou a ideia. – Eu sugeri que tivéssemos aula de pilates e a prefeitura apostou na ideia. Pouco tempo antes de começar as aulas eu tive uma lesão no menisco e com as atividades pude perceber uma melhora significativa na dor, além de sentir mais disposição para as atividades do dia-a-dia. Hoje só tenho a agradecer – contou a aluna.

Além do pilates, a prefeitura oferece diversas outras atividades que visam à melhora no condicionamento físico. As categorias e formas de inscrição podem ser conferidas no site da prefeitura de Barra Mansa ou através do telefone (24) 2106-349.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996