Aumenta atendimento em policlínica de Volta Redonda

by Diário do Vale
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De perto: Equipes da área da Saúde também fazem atendimento na casa dos pacientes
(PMVR)

Volta Redonda – A Secretaria de Saúde divulgou ontem que dados da Policlínica da Melhor Idade mostram que a oferta de consultas geriátricas passou de 480 atendimentos mensais para 840. Ou seja, 360 consultas a mais destinadas aos idosos. Além disso, foi ampliada a oferta do projeto de oficinas da memória.
Atendendo a 60 idosos, divididos em três grupos, as oficinas da memória trabalham o estímulo da atividade cerebral dos idosos. Ao participar destes grupos de trabalho cognitivo, profissionais da policlínica buscam resgatar a socialização e integração do idoso na família e comunidade.
Outro cuidado na atenção à saúde do idoso, reconhecido pelo Ministério da Saúde, é o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Desde a implantação, em 2009, já foram assistidos 1.214 pacientes, por uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira e técnico de enfermagem. Eles visitam, em casa, os idosos. Detalhe: o serviço é o único no país que faz parte de um projeto de pesquisa do Observatório Nacional da Produção do Cuidado. Essa equipe atende, além dos idosos, familiares que recebem orientações quanto ao cuidado humanizado no domicílio.

Cuidador dos idosos

A Secretaria de Saúde realiza ainda o Curso de Formação de Cuidador Familiar de Idosos, cujo objetivo é capacitar agentes de saúde e usuários. Nos últimos anos, 400 alunos foram certificados como Cuidador Familiar de Idosos.
A equipe da Área Técnica de Saúde do Idoso desenvolve ainda ações de promoção e prevenção a doenças em idosos. Um destaque fica por conta da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, implantada em sete Unidades da Estratégia Saúde da Família e na Policlínica da Melhor Idade, com orientações destinadas a qualidade de vida da terceira idade.
Outra ação é o Projeto Educativo Motorista Amigo do Idoso e Trajeto Seguro. A finalidade é fazer com os motoristas, cobradores e taxistas se conscientizem das dificuldades da pessoa idosa.
Durante o projeto, a equipe apresenta aos profissionais lotados no transporte público as principais reclamações dos idosos, como freadas bruscas e realização de curvas em alta velocidade.
Ainda em relação ao transporte público, o projeto orienta os idosos quanto às medidas de segurança. Este projeto contou com a participação de duas empresas de transporte de passageiros do município, onde foram treinados 50 motoristas e cobradores.

 

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