Aumenta para 39 o número de casas interditadas no bairro Retiro em Volta Redonda

by Diário do Vale

Os imóveis estão interditados desde a segunda-feira (9)
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – A Defesa Civil, secretaria de Infraestrutura (SMI), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Furban (Fundo Comunitário) formaram uma força-tarefa, na terça-feira (10), para realizar um estudo geotécnico na Rua Helvécio Gomes Pimenta, no bairro Retiro. A prefeitura de Volta Redonda, através da Defesa Civil, interditou 39 residências no local, que está correndo risco iminente de deslizamento.

De acordo com o diretor do Furban, Ronie Oliveira, no último final de semana, geólogos do Departamento de Recursos Minerais (DRM) estiveram no local e o parecer foi favorável à desocupação das casas. “Agora estamos realizando estudo técnico para analisar as possibilidades e custo das intervenções. Nossa equipe técnica está avaliando as necessidades se contenções, drenagens e estabilização dos taludes, mas o primeiro ato foi para garantir a segurança dessas famílias”.

O Coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, alertou para a seriedade do assunto. “Nós fomos de casa em casa para notificar as famílias e fazer as interdições. A equipe da Smac também nos acompanhou fazendo o cadastro dos moradores e oferecendo todo suporte. Precisamos que as pessoas entendam que é uma questão de segurança que elas saiam das residências o quanto antes”, frisou Leandro, que informou que alguns moradores estão resistentes a deixar os imóveis.

A orientação da prefeitura é que essas famílias deixem as residências e procurem atendimento no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Retiro ou se abriguem na casa dos parentes mais próximos.

O local vinha sendo monitorado desde as ocorrências das últimas chuvas e, no sábado, dia 7, após vistoria feita junto com os geólogos do DRM da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, foi definida a interdição e a desocupação dos imóveis condenados pelos órgãos públicos, com riscos para as famílias.

No laudo entregue pelo estado, a infiltração das águas das chuvas é apontada como uma das causas da insegurança dos imóveis, mas outros fatores também contribuíram para os riscos que levaram a Defesa Civil fazer a interdição de toda área, como escavações irregulares.

You may also like

3 comments

PENSE ANTES DE CONSTRUIR 11 de março de 2020, 23:41h - 23:41

— A GENTE SABE QUE COMPRAR UM BOM TERRENO NÃO ESTA FACIL . MAS CONSTRUIR EM
MORROS PODEM FICAR BEM MAIS CARO . PENSE NISSO PARA NÃO CORRE ESTE RISCO .

Oiti 11 de março de 2020, 10:45h - 10:45

Deveriam fiscalizar as casas que estão sendo construídos na OBRA da Vila dos IDOSOS NO BELMONTE EM VOLTA REDONDA. Irregulares em terrenos do governo destinado aos IDOSOS da Região que foram gastos milhões em obras.

OLeitorvr 11 de março de 2020, 10:04h - 10:04

Esse pessoal tem que ir lá na Vila Americana ver aquele morro lá muita irregularidade que era gerando riscos

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996