Aumento do consumo de água ultrapassa 250 mil litros no verão

by Diário do Vale

Volta Redonda – Segundo dados do SAAE (Serviço autônomo de água e esgoto) de Volta Redonda, o consumo de água aumentou em 253.442 litros no último verão em relação ao inverno de 2018. Para a autarquia, o aumento pode resultar na escassez de água nos reservatórios.

“Baseado nesse parâmetro do consumo medido podemos confirmar, que a estação quente do ano influencia para o aumento do consumo, uma vez que os consumidores tendem a permitir-se o uso não consciente da água. Conforme consumo anual medido nos anos de 2016, 2017 e 2018, percebemos que o consumo tende a cair depois do mês de março, mês em que o verão termina”, afirmou o presidente do SAAE-VR, José Geraldo Mattea.

O uso de piscinas e o aumento do número de banhos ao dia são os principais motivos do aumento do consumo de água no verão.  O SAAE alerta também sobre o desperdício em condomínios, que possuem uma grande quantidade de moradores.  “Ações para evitar o desperdício em condomínios devem começar com a conscientização de todos os moradores, assim também como de funcionários, que muitas vezes permanecem no local para limpeza e acabam por utilizar a água de forma não consciente”, afirmou Mattea.

No condomínio Royal Place, localizado no bairro Aterrado, algumas ações são tomadas para a economia de água. O edifício possui 160 caixas reservatórios acopladas ao vaso sanitário, que consomem, em média. As medidas adotadas chegam a reduzir 30% do consumo do recurso.

“Estudamos uma forma de reduzir este consumo que realmente é notado durante o verão. Uma ação muito efetiva foi a utilização de garrafas pets com areia nas caixas d´água dos vasos sanitários que ocupam espaço e reduzem a água pela metade. Outra medida é o uso de tampinhas na saída de água das torneiras, que também diminuem a quantidade utilizada”, destacou Edmilson Carvalho, síndico do condomínio.

Para a diretora da ACJ Condomínios, Vanisi Ferreira, há um grande desafio para que a economia de água no ambiente condominial se torne um hábito. “Como um condomínio abriga um grande número de pessoas, é fundamental informá-las quanto ao uso responsável da água. Orientamos aos síndicos que divulguem dicas de economia do recurso hídrico. Outra medida eficaz é a implementação de medidores individualizados, que permitem que cada unidade do edifício tenha noção da quantidade de água utilizada”, afirmou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996