domingo, 24 de outubro de 2021 - 21:22 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Avanço da vacinação impactou na redução de internações em Barra Mansa

Avanço da vacinação impactou na redução de internações em Barra Mansa

Matéria publicada em 21 de setembro de 2021, 18:09 horas

 


Barra Mansa – Barra Mansa atingiu nesta terça-feira, dia 21, a marca de 200 mil doses aplicadas da vacina antiCovid. Seguindo os dados estratificados do Sinasc (Sistema de Nascidos Vivos), o número corresponde à imunização completa  (com as duas doses da vacina) de mais de 56% da população elencada pelo Ministério da Saúde como público alvo da campanha nacional de combate ao Coronavírus. A cobertura vacinal com  a primeira dose chegou a 95.62%.

Com este cenário, o município segue tendo uma taxa de ocupação de leitos considerada equilibrada. Segundo dados divulgados pela Gerência de Vigilância em Saúde, nesta terça-feira o município registrou  uma ocupação de 25% dos leitos clínicos e 75% disponíveis. Já os leitos de UTI têm 76% disponíveis e 24% ocupados. Em relação aos respiradores, 9% estão ocupados e 91% disponíveis.  Já o boletim epidemiológico totalizou 16.849 casos positivos, 658 óbitos e 16.047 pessoas curadas.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, disse que Barra Mansa continua trabalhando muito para manter os índices controlados da doença. “Apesar da marca expressiva de 200 mil doses aplicadas seguimos firmes na campanha tendo como meta levar a imunização a todos àqueles que integram a listagem elaborada pelo Ministério da Saúde. Os números de casos de Covid-19 em Barra Mansa estão estáveis. Estamos respeitando todos os protocolos e trabalhando com muita responsabilidade para salvar vidas”.

O coordenador administrativo da UPA Centro, Osias Alves Penha, destacou a redução dos casos na unidade. “Com o aumento do quantitativo de vacinados, o número de pessoas com síndrome gripal tem caído consideravelmente. Em janeiro deste ano registramos 895 atendimentos específicos para esses casos e no mês de setembro, até o momento, 169”.

Já o coordenador do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, Giovane Meneghim, relatou que os índices de atendimento e internação também tiveram acentuada diminuição. “Em janeiro tivemos o total de 69 pessoas internadas pela doença, enquanto neste mês, foram 16 internações. Os atendimentos de porta passaram de 3.103 para 469 até hoje”.

Novas doses

Nesta terça-feira, Barra Mansa recebeu 9.210 novas doses de imunobiológico, sendo 5.980 de CoronaVac e 3.230 de Astrazeneca.

As doses reforçarão o calendário de vacinação do município, que nesta quarta-feira, dia 22, vacina com a primeira dose adolescentes maiores de 15 anos e segundas doses agendas  previamente; doses de reforço para idosos maiores de 70 anos que tomaram a segunda dose até 22 de março e cidadãos imunossuprimidos  que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Os horários da vacina estão distribuídos da seguinte maneira:

– De 8 às 16 horas – Teatro do Parque da Cidade

– De 9 às 16 horas-  Postos de Saúde dos bairros

– de 9 às 20 horas – Unidades Sentinelas da Bocaininha e Ano Bom

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document