sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Banco de Alimentos de Volta Redonda contribuí para minimizar o desperdício

Banco de Alimentos de Volta Redonda contribuí para minimizar o desperdício

Matéria publicada em 1 de dezembro de 2019, 07:48 horas

 


12 toneladas de alimentos, que seriam descartados todos os meses, atendem 25 instituições do município

Banco de alimentos contribui para reduzir o desperdício de alimentos em Volta Redonda-Foto: Divulgação

Volta Redonda- De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico são produzidos no Brasil por ano. O que representa quase 50% de todo o lixo recolhido em todo país. Em Volta Redonda essa realidade vem sendo modificada ano a ano, desde 2007 o município conta com um Banco de Alimentos que recolhe, em média, 12 toneladas ao mês, atendendo atualmente 25 instituições, contribuindo para a manutenção do fornecimento de refeições aos usuários.

O Banco de alimentos de Volta Redonda, único na região Sul Fluminense a realizar este trabalho, está subordinado à Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional do município, localizado no Departamento de Avaliação de Serviços e Sistemas (DASS), na Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC).

De acordo com Marcelo de Almeida Fonseca, coordenador do Banco de Alimentos, os alimentos são recolhidos em diversos pontos da cidade.

– Fazemos este trabalho com sete mercados e distribuidores, além da cooperativa de produtores de Santa Rita de Cássia – cita.

Segundo a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricionista, Cristiane Seabra de Marco, esses alimentos são, na sua grande maioria, hortifrutigranjeiros que não foram vendidos e serão substituídos por nova remessa, além de alguns com pequenas imperfeições que o consumidor final acaba deixando na banca.

– O banco recebe também uma enorme quantidade de ovos, pois, quando ocorre a quebra de uma unidade, inviabiliza a venda e toda a cartela seria descartada. O Banco recebe esta cartela, substitui para uma nova embalagem aproveitando dessa forma os demais ovos – esclarece.

Em relação ao processo de seleção, higienização e armazenagem, a coordenadora de segurança alimentar explica que os alimentos recolhidos seguem um procedimento rigoroso com a supervisão de uma nutricionista.
– Inicia-se pela seleção, depois são inseridos numa solução clorada por 15 minutos. Após o enxágue com água corrente, são mantidos sob refrigeração até que as instituições busque-os – diz.

Para a assistente social Aline Rodrigues de Santana, diretora do Departamento de Avaliação de Serviços e Sistemas (DASS), o Banco de alimentos contribui de forma significativa para reduzir o desperdício de alimentos em Volta Redonda.

– Sem a atuação do Banco de Alimentos, todos estes alimentos teriam como destino o lixo. O coordenador e a nutricionista do Banco realizam visitas regulares às instituições que recebem estes alimentos com intuito de verificar o local de armazenagem, preparo e distribuição – destaca Aline, acrescentando que todas as instituições beneficiadas são cadastradas no Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), minimizando a vulnerabilidade alimentar.

O programa

O Programa Banco de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, foi criado em 2003, sendo uma das principais políticas públicas brasileiras para a prevenção e redução do desperdício de alimentos, onde atuam no recebimento de doações de produtos considerados fora dos padrões para a comercialização, mas adequados ao consumo.

Os bancos exercem papel importante na articulação intersetorial das ações de Segurança Alimentar e Nutricional, uma vez que apoiam o abastecimento alimentar local por meio da integração com outros programas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Um ótimo trabalho ..com uma equipe presta atendimento maravilhoso as familias..marcelo é ótimo

  2. Avatar

    Parabéns pelo trabalho do banco de alimento, isso sim é acabar com o desperdício.

Untitled Document