Barra do Piraí adere ao “Fala.BR” para acesso à informação

Plataforma unifica serviços de ouvidoria e transparência, facilitando o contato entre cidadãos e governo

by Lucas Brandão

Foto: Divulgação

Barra do Piraí – A Prefeitura de Barra do Piraí vai adotar o Módulo de Acesso à Informação do sistema “Fala.BR”, que reúne as funções de ouvidoria e acesso à informação em uma única plataforma. A assinatura do termo de adesão foi realizada pela prefeita Katia Miki na última terça-feira (14). Com essa adesão, os cidadãos poderão utilizar o login único do Governo Federal (Gov.BR) para acessar o sistema. Através do CPF, será possível acessar serviços públicos em nível federal, estadual e municipal. O principal objetivo da medida é simplificar o acesso à informação, permitindo que a população encontre, em um só lugar, todas as formas de comunicação com o governo federal e, no âmbito municipal, consiga fazer manifestações e solicitações de acesso a informações. A utilização do sistema será completamente gratuita para o município, sendo financiada pela Controladoria Geral da União. É importante destacar que o “Fala.BR” é constantemente atualizado, alinhando-se às melhores práticas de transparência pública e acesso à informação. O Controlador Geral do Município, Bernard Botelho, destacou a relevância da adesão a essa plataforma e comentou sobre a função da Ouvidoria no município. “O ingresso do Município de Barra do Piraí na Rede Nacional de Ouvidorias visa aprimorar também a relação do município com os cidadãos por meio de troca constante de experiências com outros órgãos do Governo Federal, além de apresentar soluções mais eficientes para os barrenses. Eu entendo que a Ouvidoria não é apenas para reclamação, mas é um órgão que oportuniza à Administração. Será possível conhecermos os erros, as deficiências e aprimorar o nosso sistema de controle em busca de soluções práticas para o cidadão”, apontou.
De acordo com Bernard, o “Fala.BR” chegará em breve ao município. “Já estamos enviando o Formulário da Rede Nacional de Ouvidorias e do módulo de ouvidoria e do acesso à informação. Após isso, vamos aguardar a homologação do pedido pela CGU para começarmos a usar o sistema”, explicou o controlador.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, destacou que essa parceria entre a esfera municipal e federal chega para aproximar o Poder Público da população.
“Precisamos sempre estar atentos às demandas dos cidadãos. Essa adesão com a plataforma do Governo Federal nos auxiliará a criar um canal de diálogo com os barrenses. Assim conseguiremos formular uma linha de resolução dos problemas, de forma clara, eficiente e transparente. Vamos reconstruir essa cidade ouvindo e dialogando com os nossos cidadãos, concluiu”.

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