Barra do Piraí – Na última sexta-feira (31), representantes da prefeitura de Barra do Piraí participaram do Encontro pelas Florestas e a Água, promovido pelo Comitê Guandu, na cidade de Rio Claro/RJ. O encontro foi marcado pela celebração dos resultados do projeto PAF (Re)Floresta no município e pela projeção do lançamento de um novo edital, com a possibilidade de expansão da iniciativa para outras áreas.
O evento teve como foco principal a prestação de contas sobre o andamento do projeto (Re)Floresta e a apresentação das etapas futuras, com destaque para o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais). O PAF é um programa que visa incentivar a conservação e recuperação florestal, oferecendo recompensas financeiras a proprietários e produtores rurais que se envolvem em ações de preservação ambiental.
O secretário municipal do Ambiente, Christopher Taranto, representou a prefeitura de Barra do Piraí e aproveitou a oportunidade para solicitar a inclusão do município no próximo edital do programa. Ele informou que, até o final de março deste ano, uma equipe do Comitê visitará a cidade para avaliar e cadastrar os produtores rurais interessados em participar da iniciativa.
“Foi uma experiência muito proveitosa. Estabelecemos uma conexão entre a administração de Barra do Piraí e os responsáveis pelos projetos. A nova equipe do órgão público irá avaliar a viabilidade da implementação dessas atividades em nosso município, especialmente na região do Rio Sacra Família. A meta é participar do próximo edital. Além de contribuir para a preservação da Mata Atlântica e seu reflorestamento, essas ações oferecem incentivos financeiros aos produtores rurais envolvidos, promovendo a conservação e o desenvolvimento sustentável”, afirmou Christopher.
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Guandu, Guarda e Guandu-Mirim é uma entidade composta por representantes da sociedade civil, usuários de água e poder público, com a missão de garantir a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos da região, assegurando o acesso a água limpa e abundante para a população.
O secretário também destacou outras parcerias que foram fortalecidas durante o evento
“Aproveitamos o encontro para estreitar ainda mais os laços com a Cedae. No dia 12 de fevereiro, estaremos na sede da companhia para o lançamento da chamada pública ‘Quem Planta Floresta Colhe Água’, que tem como objetivo fortalecer as ações ambientais do estado e ampliar a doação de mudas de plantas produzidas pela companhia”, explicou Taranto, acrescentando que também tiveram uma conversa produtiva com a Universidade de Vassouras, com o objetivo de visitar o campus e conhecer os projetos da instituição.
A prefeita Katia Miki se mostrou entusiasmada com a possível adesão de Barra do Piraí ao projeto PAF (Re)Floresta, destacando os benefícios que isso trará para o município.
“Barra do Piraí abriga muitas espécies da Mata Atlântica, e é essencial que a preservação dessa flora seja uma prioridade para nós. Se o município for incluído no novo edital, será uma grande vitória para a população, especialmente para os produtores rurais, que além de verem seu trabalho valorizado, contribuirão para a preservação do habitat natural da nossa fauna”, finalizou a prefeita.
© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996