Barra do Piraí recebe ações do programa Limpa Rio

by Diário do Vale
Programa Limpa Rio: Rio Piraí está sendo desassoreado pelo Inea; previsão de término das obras é outubro(Foto: Divulgação Inea/Lourenço Eduardo)

Programa Limpa Rio: Rio Piraí está sendo desassoreado pelo Inea; previsão de término das obras é outubro(Foto: Divulgação Inea/Lourenço Eduardo)

Barra do Piraí – O Programa Limpa Rio, da Secretaria de Estado do Ambiente, realizado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), está executando o desassoreamento de seis quilômetros do Rio Piraí no município de Barra do Piraí. A previsão de término das obras é em outubro.
A iniciativa do governo do estado já está trazendo resultados positivos para a população do município, antes mesmo das intervenções serem concluídas. Os moradores locais já reconhecem o trabalho.
Para o motorista Edmilson Ferreira, o mais impressionante é referente aos ratos e mosquitos.
– Antes da obra no rio, seria bem arriscado estarmos aqui conversando e de repente passar um rato. Era terrível nossa insegurança quanto a essa questão. Hoje em dia não existem ratos nem mosquitos. Estamos muito felizes – comemorou o morador.
O secretário de Ambiente de Barra do Piraí, Cacá Muniz, disse que se sente realizado por mais um trabalho bem sucedido e reconhecido.
– Apesar das obras ainda não terem finalizado, é bom demais o agradecimento e satisfação de todos os envolvidos – falou.
Desenvolvido pelo Inea, O Programa Limpa Rio atua em todo o estado e tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos e também o combate a proliferação de vetores. A necessidade de uma intervenção é identificada a partir de solicitações de moradores, prefeituras e órgãos públicos. Essas ações reduzem o risco de inundações durante os períodos de enchentes, trazendo segurança para a população local.
No caso do Rio Piraí, que é um dos contribuintes do Rio Paraíba do Sul, as obras ainda melhoram o escoamento das águas para este importante corpo hídrico fluminense.

You may also like

1 comment

juliana 25 de setembro de 2015, 12:59h - 12:59

Nossos rios pedem socorro.
Galera, vamos ter o mínimo de consciência, dependemos dos rios, eles não são lixeira, são de extrema importância.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996