Barra do Piraí recebe etapa da Olimpíada de Astronomia

Por Diário do Vale
92 Visualizações

Barra do Piraí

Barra do Piraí sedia até esta quarta-feira (dia 1º), uma etapa da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) que classificará representantes brasileiros para disputar as Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) de 2015. Esta última acontece em Barra do Piraí. Cerca de 120 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o país testarão seus conhecimentos em provas práticas e teóricas.
De acordo com o Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, os estudantes vão fazer exames teóricos de astronomia e provas práticas sobre o céu, como, por exemplo, localizar constelações e estrelas.
– São duas provas teóricas: uma de reconhecimento prático do céu real com manuseio de telescópio e outra só de reconhecimento do céu, mas dentro do planetário digital da OBA – comentou.
Depois de selecionados, os jovens participam de uma grande preparação com astrônomos e especialistas. A programação contará com treinamentos no Observatório Abrahão De Moraes da Universidade de São Paulo (USP), em Valinhos (SP), no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brasópolis (MG), e na cidade de Passa Quatro, sul de Minas Gerais. Os encontros serão divididos em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu.

Eventos internacionais

A nona IOAA vai acontecer na Indonésia em julho. Na edição anterior, que foi na Romênia, o Brasil levou a inédita medalha de prata na prova por equipe. Nos exames individuais, os alunos conseguiram duas medalhas de bronze e três menções honrosas.
Já a OLAA desse ano acontecerá em Barra do Piraí. A olimpíada reunirá representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Bolívia, México e Brasil e, provavelmente, com observadores do Peru e Venezuela. Em 2014, no Uruguai, a equipe brasileira ganhou três medalhas de ouro, duas de prata e ainda garantiu o prêmio especial de “Melhor Prova Individual”, por terem gabaritado os exames.

Organização

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). A prova desse ano acontecerá no dia 15 de maio.

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

 

(24) 99926-5051 – Jornalismo

 

(24) 99234-8846 – Comercial

 

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2023 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996