Barra do Piraí – O município foi escolhido para sediar a 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), como também a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além de estimular o aprendizado dos jovens, o evento, que começa nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 03 de novembro, contará com a presença de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, além de engenheiros da Agência Espacial Brasileira, entre outros profissionais.
A iniciativa, aberta aos alunos de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio, tem como finalidade avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível do aluno.
Segundo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olimpíada serão duas semanas de muito conhecimento, ciência e atividades, reunindo 530 alunos e professores de todo Brasil, divididos em três edições devido ao grande número de participantes.
Foram inscritas 44 equipes na 12ª Jornada (que começa nesta segunda-feira, dia 2, e vai até o dia 26), 49 equipes na 13ª Jornada (de 27 a 30 de outubro) e 51 equipes na 14ª Jornada (de 31 de outubro a 03 de novembro). As equipes foram selecionadas a partir da 11ª MOBFOG, realizada junto com a 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em maio. A edição de 2017 da MOBFOG recebeu 94.767 alunos. Participaram 1.632 escolas espalhadas pelo país.
– Participam das jornadas estudantes de todo país, com diferentes realidades e, para muitos, a dificuldade é enorme para chegar até Barra do Piraí. Mas o interesse é muito maior e eles vencem toda e qualquer barreira por essa oportunidade. Tanto que tivemos que ampliar o evento para três Jornadas de Foguetes consecutivas, uma vez que o hotel não comporta mais do que 250 pessoas simultaneamente – relata, orgulhoso, João Batista Canalle.
Esse ano, explica o coordenador da olimpíada, os campeões receberão material didático e troféus no formato do foguete russo Soyuz. Para os vice-campeões, o prêmio será na forma do VS-40. Quem obtiver menção honrosa levará uma réplica do Sonda III.
– Participar da Jornada de Foguetes já é um grande prêmio aos alunos e professores, pois significa que os alunos estão entre aqueles que melhor construíram suas bases de lançamentos e seus foguetes em todo o Brasil. Para tanto, aperfeiçoaram a aerodinâmica do foguete e ajustaram as quantidades de bicarbonato de sódio e ácido acético de modo a obterem a maior pressão com o menor peso possível. Isso tudo os coloca próximos das situações reais que os engenheiros aeroespaciais enfrentam para construírem seus foguetes – explica Canalle.
Apoios
O evento tem como apoiadores a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Brasileira (AEB), a Fundação Marcos Pontes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a AVIBRAS e a VISIONA.
6 comments
Está aberto ao público? Qual endereço? Cadê as informações? Muito vaga a reportagem.
Um evento bacana e que está se tornando tradicional em BP. A criatividade e inovação devem sempre ser incentivadas…
APROVEITA E MANDA O PT PARA PLUTÃO.
Matéria está incompleta. Onde será o evento? A entrada será aberta ao publico? entrada franca?
Atenção pessoal do DV. Tem erro de concordância no subtítulo da matéria. Tem erro também na matéria sobre os males do fumo. Revejam e ajudem a zelar pelo bom uso do nosso idioma.
Obrigado pelo aviso. O erro foi corrigido.
Comments are closed.