segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa bate recorde na reciclagem de pneus

Barra Mansa bate recorde na reciclagem de pneus

Matéria publicada em 5 de julho de 2016, 08:58 horas

 


Projeto ‘Eco Pneu’ recolheu 97 mil quilos do material que serão reutilizados de outras formas

DSC_0647

Para entregar pneus para a reciclagem basta entrar em contato com a secretaria municipal de Meio Ambiente pelo telefone (24) 3322-9100, ou pelo Whatsapp 9 8142-7444
(Foto: Gabriel Borges/PMBM)

Barra Mansa- A prefeitura junto a secretaria municipal de Meio Ambiente, superou, em junho deste ano, a quantidade de pneus recolhidos. Há seis anos a cidade realiza o projeto “Eco Pneu” que recolhe, armazena e encaminha o material para reciclagem. No mês passado o projeto conseguiu retirar do meio ambiente 97 toneladas de pneus. Essa é a maior quantidade enviada para reciclagem desde o início do projeto, em 2010.

O comerciante Adriano Matos Siqueira tem um recauchutadora há 10 anos. Antes, precisava investir alto para descartar no Rio de Janeiro, há 100 km de onde fica a empresa dele.

– Essa é uma parceria de sucesso. Sem falar da economia. Quando não existia o projeto, eu precisava alugar um caminhão para ir ao Rio. Com esse dinheiro que economizo posso pagar uma conta de luz ou de água, por exemplo – analisou o comerciante.

Segundo o coordenador do projeto, Arilson Sales, o Primo, a iniciativa vem colhendo frutos ao longo dos anos e o maior deles é para a parte ambiental.

– Não tenho dúvida que esse trabalho é fundamental para o meio ambiente e para a saúde. Se uma tampa de garrafa representa risco por causa da proliferação do mosquito Aedes aegypti, imagina um pneu jogado? Chegamos a essa marca, muito por causa da consciência de quem antes descartava de forma errada os pneus. Se hoje deu certo, foi porque os empresários e revendedores entenderam a importância do trabalho e os benefícios que ele produz – enfatizou o coordenador.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Izabella Resende Vilela, o trabalho é muito importante para evitar que o pneu se torne um ameaça para a população.

– Em janeiro de 2013 encontramos um projeto maravilhoso, e ao longo desses últimos anos reestruturamos e normatizamos o dia a dia do projeto. Já destinamos milhares de toneladas que poderiam estar poluindo nossos rios e proliferando doenças graves como a Dengue, Zika ou Chikungunya. Fico muito feliz com o resultado alcançado – destacou a secretária.

No Parque da Cidade Natanael Jeremias, no Centro, as empresas encaminham os pneus usados. Outra empresa, contratada pelos fabricantes de todo país, envia semanalmente dois caminhões para fazer a coleta. Para entregar pneus para a reciclagem basta entrar em contato com a secretaria municipal de Meio Ambiente pelo telefone (24) 3322-9100, ou pelo Whatsapp 9 8142-7444.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    Paulo Cesar Nogueira

    Parabenizo a Secretaria de Meio e ao Coordenador Sales pelo brilhante trabalho realizado e esclareço que este programa teve inicio em junho de 2005.

Untitled Document