Barra Mansa dá prosseguimento à vacinação antirrábica neste sábado - Diário do Vale
quarta-feira, 22 de setembro de 2021 - 09:01 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa dá prosseguimento à vacinação antirrábica neste sábado

Barra Mansa dá prosseguimento à vacinação antirrábica neste sábado

Matéria publicada em 20 de maio de 2016, 22:30 horas

 


Barra Mansa – A secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, dá continuidade neste sábado (21) das 8h às 16h, à campanha de vacinação antirrábica. Animais, a partir dos três meses de vida, devem receber a dose da vacina contra a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. Barra Mansa disponibilizou 14 mil doses do medicamento e tem como meta vacinar, pelo menos, 12,8 mil animais.

O veterinário do departamento, Maurício Iencarelli, ressaltou que a vacina é gratuita e tem validade de um ano.

– Somente animais doentes, com quadros de diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, ou que estejam se convalescendo de cirurgia ou enfermidade, não devem receber a dose do medicamento. Fêmeas lactentes, prenhas ou no cio, devem ser vacinadas – explicou Maurício, lembrando que os donos de cães devem levá-los presos em guias, enquanto os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais, para evitar acidentes. “Crianças não devem levar os animais para vacinar”, frisou.

A imunização de cães e gatos está sendo realizada em duas etapas. No último dia 14, a iniciativa aconteceu em unidades de saúde de 25 bairros. A ação abrangerá outras 22 comunidades. Quem perder a oportunidade de vacinar seu animal de estimação pode agendar o serviço no Consultório Veterinário Municipal, através do telefone (24) 3323-1810.

A doença

A raiva é uma doença causada por um vírus que provoca encefalite e leva o animal à morte, alguns dias após o início dos sintomas. É transmitida, principalmente, por um animal contaminado para pessoas ou outros animais, através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de mucosas (olhos, boca, etc.). Os animais que adoecem e transmitem a doença são os mamíferos terrestres. Aves, répteis e anfíbios não são acometidos pela raiva.

Confira o cronograma de vacinação antirrábica 2016

21/05 (Sábado) – 8h às 16h

USF Vila Independência
UBS Santa Clara
USF Santa Lúcia
USF São Pedro
USF Monte Cristo
USF Piteiras
USF São Luiz
UBS Vila Principal
USF Roselândia
UBS Jardim Primavera
Sirene Boa Sorte
USF Santa Rita de Fátima – Santa Rita da Dutra
UBS Mangueiras
USF Onofre Ruela – Vila Elmira
UBS São Judas
USF Paraíso de Cima
USF Paraíso de Baixo
USF Boa Vista II
Policlínica Nove de Abril
UBS Júlio Caruzzo – Boa Vista II
Consultório Veterinário Municipal – Centro
USF Amparo


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document