domingo, 21 de abril de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa encaminha propostas para a Conferência Estadual de Saúde

Barra Mansa encaminha propostas para a Conferência Estadual de Saúde

Matéria publicada em 15 de abril de 2019, 19:43 horas

 


Sugestões foram apresentadas na Conferência Municipal realizada no fim de semana; delegados eleitos defendem encaminhamentos em evento estadual e nacional

Conferência Municipal reuniu autoridades, trabalhadores e usuários do SUS
(Foto: Chico de Assis – Secom)

Barra Mansa- Propostas para a Conferência Estadual de Saúde foram elaboradas pelos delegados de saúde de Barra Mansa. Eles vão apresentar as 28 sugestões na Conferência que será realizada nos próximos dias 24, 25 e 26, em local ainda a ser definido. As sugestões foram apresentadas pelos grupos de trabalho durante a 10ª Conferência Municipal de Saúde realizada na sexta-feira e no sábado, no auditório da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

O encontro teve como tema “Democracia e Saúde” e reuniu dezenas de representantes da sociedade civil, do governo municipal, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), para debater propostas e apresentar políticas públicas de saúde, de acordo com o eixo nacional. O prefeito Rodrigo Drable participou da abertura do evento. O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, reafirmou a importância das discussões em torno de melhorias na área da saúde.

– Ouvimos no decorrer do encontro, as deficiências do setor, apontadas pelo Conselho Municipal de Saúde. A medida é um fedback dos serviços prestados pelo município e nos aponta caminhos para buscar uma melhoria constante. Importante ressaltar que atualmente, em torno de 80% da população utiliza o SUS, isso equivale a aproximadamente 143.600 dos 179.451 habitantes do município. Por isso essa busca constante pelo aprimoramento é tão fundamental – ressaltou Sérgio Gomes.

Segundo a gerente de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Sobreira Almeida, ainda esta semana os relatórios serão encaminhadas para os organizadores da Conferência Estadual de Saúde.

– Além de debater as propostas para a melhoria da saúde pública, foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Saúde para o quadriênio 2020/2024. Oito desses representantes já participam da Conferência Estadual e posteriormente, da Conferência Nacional, entre os dias 4 e 7 de agosto – detalhou Mariana.

O vereador Jefferson Mamede (PSC), que é membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Barra Mana, também participou da 10ª Conferência Municipal de Saúde. Na oportunidade, Mamede parabenizou aos envolvidos na organização do evento e destacou a importância da conferência.

– Quero parabenizar a todos, em especial ao prefeito Rodrigo Drable pelo excelente trabalho que vem realizando na cidade, nesse momento de contingência e problemas provocados pelas chuvas. É um grande prazer fazer parte dessa conferência, um evento tão importante para o município. Foram dois dias para que todos se despissem das suas vaidades e se dispusessem a traçar as diretrizes que serão defendidas na conferência estadual. Esperamos que nossas diretrizes e moções, eleitas em plenária, encontrem eco e se materializem em melhorias na saúde pública de nossa cidade e região. No que depender de nós, estaremos sempre dispostos e empenhados pelos avanços que queremos – destacou o vereador.

As propostas

Confira as sugestões apresentadas: implantar conselhos gestores em todas as unidades de saúde; promover a formação continuada e permanente dos profissionais de saúde, a fim de otimizar o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde); efetivar o programa Saúde nas Escolas, com ampliação do número de unidades atendidas e buscar a revisão da tabela SUS, a qual não passa por um reajuste de valores há cerca de 20 anos.

Eleições

A eleição para a escolha dos novos representes do Conselho Municipal de Saúde foi feita no sábado, dia 13. A entidade garante a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. Os conselheiros tem entre outras atribuições acompanhar a utilização dos recursos repassados pelo SUS e o Governo Federal para a Saúde, monitorar a execução das ações na área da saúde, participar da formulação das metas para a área da saúde e reunir-se ao menos uma vez por mês para discutir assuntos pertinentes ao setor.

O conselho é composto por 12 representantes dos usuários, entre associações, sindicatos e igrejas, entre outros; três representantes da entidade gestora, ou seja, da Secretaria de Saúde, três de prestadores de serviço, Santa Casa, Apae e UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e outros seis representantes de entidades de classe, Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Odontologia, Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e CRM (Conselho Regional de Medicina).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document