Barra Mansa faz caminhada de combate à violência contra idosos

by Diário do Vale
Ato nas ruas pede o fim da violência contra quem não pode mais se defender

Ato nas ruas pede o fim da violência contra quem não pode mais se defender


Barra Mansa – 
Chamar a atenção da sociedade para os casos de violência contra o idoso. Essa foi a principal finalidade da caminhada realizada no início da tarde desta sexta-feira, dia 23, no Centro de Barra Mansa, pela prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, do Centro de Convivência do Idoso e da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.

Dados do Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) dão conta que apenas nos primeiros seis meses deste ano foram realizadas cerca de 120 atendimentos a idosos vítimas de maus tratos.
O coordenador do Creas, Célio dos Santos de Oliveira, disse que mensalmente são realizados em média 20 atendimentos a idosos em situação de violência. “Em 2016 atendemos em torno de 400 casos, com maior incidência para a negligência, abuso financeiro, maus tratos e abandono dos familiares”, detalhou.

As denúncias, ainda de acordo com Célio Santos, chegam através do Ministério Público, do Disque 100 e da Delegacia de Polícia.

– Nosso primeiro procedimento é convocar a família por carta. Em caso de não comparecimento, fazemos a visita domiciliar e buscamos conscientizar os familiares sobre outros procedimentos em relação ao idoso, inclusive que a violência contra o idoso é crime. Especificamente nos casos de abuso financeiro, acionamos a Delegacia para que os valores sejam ressarcidos. Alguns casos podem culminar com a prisão. Já os fatos reincidentes de maus tratos são encaminhados para o MP, que penaliza o agressor com pagamento de fiança e até a retirada do idoso para uma instituição especializada nos cuidados a terceira idade – explicou o coordenador do Creas.

Para a secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho, a violência contra os idosos está relacionada em parte a desestrutura social das famílias. “É preciso resgatar a instituição família e seu papel na transformação da sociedade. A fé em Deus e o amor ao próximo também são sentimentos que precisam reascender no ser humano”, declarou.

O coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, relatou que até o momento o órgão não tem registros de casos de violência contra os idosos. Ele atribuiu o fato ao trabalho preventivo realizado na unidade, situada no bairro Ano Bom, onde aproximadamente 300 atendimentos são realizados por dia.

Rose Vilela, secretária de Juventude, Esporte e Lazer analisou que, através do Programa Vida Saudável, cerca de dois mil idosos têm sido atendidos no município com atividades de lazer e recreação. “É um mecanismo que nos possibilitar cumprir o Estatuto do Idoso”, destacou Rose.

Sebastiana Magalhães, 72 anos, moradora do bairro Saudade e participante do evento, disse que os idosos merecem ser tratados com dignidade. Maria Zacarias, 73 anos, residente no bairro Boa Sorte, também comunga da mesma opinião. “Criamos nossos filhos com todo carinho e, o mínimo que precisamos, é de respeito”, disse.

A caminhada contou com a participação de idosos de várias localidades e de representantes da Igreja Matriz de São Sebastião, Associação de Pessoas com Deficiência Física de Barra Mansa. O evento também foi uma alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 1 de junho.

You may also like

5 comments

comerciante de Barra Mansa 24 de junho de 2017, 20:43h - 20:43

Pela foto Barra Mansa tem poucos idosos.

Paulo 24 de junho de 2017, 12:15h - 12:15

Protesto:

Desrespeito aos direitos legais dos idosos inicia-se com a interpretação da lei que diz o idoso tem prioridades em seus atendimentos seja qual for: Não fila para idosos.
Fila par idoso é crime…

Leitor® 24 de junho de 2017, 10:04h - 10:04

A primeira pessoa a ter de tomar a atitude é a vítima, não tem essa de é meu filho(a), irmão (ã), pai e mãe, esposo (a), neto (a)… Agrediu põe pra fora de casa e vai a polícia! Agora não podemos esquecer que a maior violência contra o idoso vem do Estado, que não dá condições dignas de sobrevivência nesse País.

Morador de BM 23 de junho de 2017, 19:53h - 19:53

Vergonha para essa cidade, que um dia já foi um paraíso para se morar.
Descaso do Governo do Estado que deixa os policias sem condições de trabalhar ,
sendo que todas as cidades tem batalhões dignos para trabalhar.
O pior que os politicos locais ainda pediam votos para esse Pezão.
Só nos resta dizer aos idosos que não é mérito deles, os jovens também correm riscos.
Visitem BM antes que acabe !

Bundefora 23 de junho de 2017, 21:40h - 21:40

Conheço um monte de cidade que não tem batalhões. A maioria não tem, pra te ser sincero. Barra Mansa não deve ter porque não é centro regional.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996