quarta-feira, 23 de junho de 2021 - 17:35 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa inicia campanha educativa de trânsito

Barra Mansa inicia campanha educativa de trânsito

Matéria publicada em 22 de junho de 2017, 19:28 horas

 


Objetivo do trabalho é fazer com que os motoristas respeitem os ciclistas

Objetivo do trabalho é fazer com que os motoristas respeitem os ciclistas

Barra Mansa – A Guarda Municipal de Barra Mansa, através do PET (Programa de Educação no Trânsito) e em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, realizou na manhã desta quinta-feira (22), na Avenida Joaquim Leite, a primeira ação educativa de trânsito com o tema ‘Respeito ao Pedestre e ao Ciclista’.

Ciclistas e guardas realizaram panfletagem e orientação aos motoristas que passavam pelo local com informações sobre as leis e a sinalização de trânsito. O projeto teve o apoio do Sest Senat e contará ainda com uma série de ações propositivas sobre o tema.

De acordo com o comandante da Guarda, Joel Valcir, o objetivo do trabalho é fazer com que os motoristas respeitem os ciclistas e também os motociclistas no trânsito, cumprindo as leis existentes. “É uma questão de educação e conscientização, para que os motoristas comecem a visualizar as bicicletas como meio de transporte e que existem regras de trânsito para o uso das mesmas”, disse.

O gerente de Juventude, Esporte e Lazer, Marco Antônio Cambraia, destaca que explorar a sinalização para o uso de bicicletas já insere no pensamento dos motoristas a importância do respeito por esse meio de transporte no trânsito. “Muitos motoristas não sabem, por exemplo, que a distância de segurança ao ultrapassar um ciclista é de um metro e meio, e isso faz parte do Código de Trânsito Brasileiro. Por isso é importante orientar e informar”, destacou.

Próximas ações do ‘Respeito ao Pedestre e ao Ciclista’

No próximo domingo, dia 25, o projeto ‘Pedala Barra Mansa’, realiza um passeio ciclístico do Centro até o distrito de Rialto, seguindo um percurso de 15 quilômetros. A concentração será às 8h30 no Parque da Cidade, com expectativa de participação de aproximadamente 300 ciclistas. Podem participar também pessoas que não quiserem pedalar, mas queiram assistir os vídeos educativos voltados para a prática do ciclismo.

De acordo com Cambraia, serão realizadas ainda neste projeto colocação de placas de sinalização em vias compartilhadas entre veículos automotivos e bicicletas; distribuição de adesivos para carros, com informação sobre distância mínima a ser mantida e busdoor nos ônibus que circularão pela cidade, informando a população sobre a existência da artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro.

“Essas ações visam harmonizar o trânsito entre bicicletas e automóveis, educando a população para o melhor convívio, melhorando a qualidade de vida, proporcionando um pedal seguro e preparar a cidade para o projeto da ciclovia Barra Mansa x Angra, que certamente colocará Barra Mansa no contexto mundial do cicloturismo”, destacou Cambraia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

14 comentários

  1. الفتح - الوغد

    Ciclovia Barra Mansa-Angra. Meu Deus…

  2. E muito bacana a prefeitura perdendo tempo com este assunto.os ciclistas e que transitado na contramão direto e o prefeito dando exemplo de circular pela contramão.Fala sério cambraia vc e um que nao respeite.

  3. Barra mansa é o lugar aonde existem , os piores motoristas em questão a tudo a educação no trânsito educação pessoal tudo tudo,é buzina filas duplas motorista no celular, sou ciclista e tenho maior pavor de ser pego nessa loucura a e..
    A e vem a secretaria de esportes pedindo para usarmos mais as bikes? ??
    Mas em qual ciclovia?
    Só conheço uma a de saudade que virá e mexe está invadida por carros na fila para vistoria do detran, zona total.
    Uso a bikes por questão de saúde e economia mas tá difícil andar em Barra mansa. De bicicleta claro..

  4. Piada fazer campanha só com os motoristas, sendo que os motociclistas são os que mais abusam no transito.

  5. Barra Mansa é um caos com relação as filas duplas. Não há fiscalização e sequer multas. É muito bonito ver este circo todo, porém as leis não são cumpridas. 1,5m é a distancia mínima de segurança para um ciclista de um veiculo automotor, sempre vemos carros e ônibus passando tirando tinta. Esta certo que tem muita gente que usa a bicicleta, também acaba não colaborando e andando na contramão.
    Espero que a lei seja cumprida e que as punições venham e não fique só nesta de ficar enfeitando o pavão e chamando mídia para mostrar.
    Volta Redonda não falo nada, o prefeito de lá só sabe fazer reunião e mostrar nas redes sociais, um verdadeiro fanfarrão…

    • Concordo Wiliam, está absolutamente TUDO errado! Seria lindo, se todas as infrações previstas no CTB realmente fossem punidas, mesmo as leves e médias, como buzinar em locais ou horários proibidos, passar a menos de 1,5 m do ciclista ao ultrapassá-lo, jogar lixo pela janela do carro, passar propositalmente em cima de poças de água para molhar pedestres (quem passa rápido em cima de uma já se configura a intenção, pois sempre é possível desviar ou reduzir a velocidade para não fazer isso), estacionar a mais de meio metro do meio-fio, entre outras. E, para os ciclistas, andar na contramão ou na calçada, ameaçando os pedestres.

    • Você mora em Barra Mansa? 1,5m do ciclista + 2,40 MT do estacionamento + 2,00 mts (medio) de um veículo + 0,30 mts de buraco na rua, rsrsrs..cara não tem como fazer milagre com essas ruas da cidade. Até que somos bem parceiros no trânsito, se você observar bem.
      Isso funciona bem aonde existem avenidas largas, aqui parece o trânsito da Índia (carro, caminhão, moto, ciclista, gente correndo (exercício), trem, de vez e quando um cachorro etc…rsrsrs

      Mas enfim, até que no final das contas vivemos relativamente bem..rsrs

    • الفتح - الوغد

      1,5 m de distância para o ciclista? Isso é a largura de uma rua de Barra Mansa… Essa cidade parece um fio dental…

    • antes de falar de vr…tem que ver os problemas ai de vcs..vou ai com frequencia….e vcs estao bem piores que nós

  6. BICICLETAS NA CONTRA MÃO GUARDAS DE BRAÇOS CRUZADOS NA AVENIDA J.LEITE PORTA DO COLÉGIO AMPARO.UMA BAGUNÇA TODOS OS DIAS.DETRAN.FAZ DO BAIRRO SAUDADE DE PATIO DE VISTORIA.XINGANDO NAS PORTAS DOS MORADORES CARRETAS E ONIBUS DE GRANDE PORTE.EM FIM FORA OS CORREDORES QUE RESOLVERÁ SE EXIBIR NA AV.J.LEITE E D.MARIANO NO MEIO DO TRANSITO.
    DIGO.BM ROÇA ILUMINADA.

  7. Quero ver fazer os motoristas entenderem que estacionar em fila dupla no centro para bater papo mesmo com o alerta ligado não pode.

    • Exatamente. Aliás, até onde eu sei, o uso indevido de pisca-alerta é outra infração, só que infelizmente ninguém faz nada com relação a isso. É irritante ver muita gente achando que ligar o pisca-alerta é uma senha para estacionar onde quiser.

      Pisca-alerta é para ser usado SOMENTE em casos de emergência (como parada de veículo na pista de rolamento por pane seca, quebra ou defeito do carro ou sinalização de um acidente próximo onde o condutor para pra socorrer) ou em estacionamentos onde o uso for regulamentado (como em frente a farmácias, por exemplo).

  8. Parabéns ao prefeito de B.M e seus assessores, pela iniciativa. Todos unidos por um trânsito melhor. Que pena em VR, não fazem nada pelos ciclistas e pedestres!!!! Muito BOM…..

  9. Perfeito! Quero ver quando vai começar a ação educativa para os motociclistas que fazer barbaries no transito. Será que só os motoristas estão errados nessa historia.
    Secretaria da Juventude, esporte? O Barra Mansa futebol está agonizando, agora que o clube esta fora da midia ninguem quer ir lá tirar fotos e fazer discursos acalorados.
    Legislar em causa propria???

Untitled Document