sábado, 17 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa realiza Outubro Rosa neste sábado, dia 20

Barra Mansa realiza Outubro Rosa neste sábado, dia 20

Matéria publicada em 19 de outubro de 2018, 12:09 horas

 


Barra Mansa – O Dia D da Campanha Outubro Rosa em Barra Mansa acontece neste sábado, dia 20. A Secretaria de Saúde vai ofertar nas unidades de saúde exames de preventivos contra o câncer do colo do útero e solicitação de mamografia, para diagnóstico do câncer de mama. A ação conta ainda com atualização da carteira de vacinação de crianças e adultos, orientações e palestras. Beneficiários do programa federal Bolsa Família também devem comparecer para o acompanhamento nutricional obrigatório, mais conhecido como pesagem. O evento acontece de 8 às 17 horas.

A estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) para 2018 é de 59.700 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Atualmente, o Hospital do Câncer de Barra Mansa (Oncobarra), situado na Rua Santos Dumont, 165 – Centro, atende a 326 pacientes portadores de câncer de mama de vários municípios da região. Desse total, 71 sãobarramansenses.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, para atender essa demanda, a prefeitura intensificou o suporte ao hospital, aumentando em 200% a oferta no serviço e tratamento aos pacientes. “A cidade está fazendo uma revolução no tratamento ao câncer, se tornando referência na Região Sul Fluminense. Por isso é tão importante o diagnóstico precoce, pois aumenta em 95% a chance de cura da doença”, destacou.

Segundo a coordenadora do PAISMCA, Williana Brito, a idade de risco para o câncer de colo do útero é de 25 a 64 anos. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar anualmente a mamografia. “A incidência maior do câncer de mama é em mulheres de 50 a 69 anos, mas diversos outros fatores podem desencadear a doença precocemente, por isso, é importante sempre fazer o autoexame e se consultar regularmente”, completou.

Desde o início do mês, diversas atividades estão sendo intensificadas nas unidades de saúde. Um delas é a realização de teste rápido para detectar a sífilis. Ainda em outubro, em dias específicos, as unidades de saúde estão funcionando em horários alternativos. Algumas abrem às 6 horas e outras ampliam o funcionamento até as 20 horas com o intuito de atender as mulheres que exercem atividades profissionais, e que não têm tempo durante o dia.

PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA

Neste sábado, numa parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, através da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), os usuários do programa federal Bolsa Família também estão sendo convocados para a segunda vigência do acompanhamento nutricional obrigatório. As crianças menores de sete anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos devem comparecer a uma das unidades de Saúde no horário de 8 às 17 horas. As crianças devem apresentar a carteira de vacinação em dia. Já as mulheres, o documento exigido é o cartão do Bolsa Família. As grávidas devem levar a carteirinha da gestante.

De acordo com a coordenadora da ATAN, Jilliane Resende Cristino, os beneficiados do Programa Bolsa Família devem passar por esse acompanhamento pelo menos duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. “A cada seis meses os beneficiados tem que procurar uma unidade de saúde e realizar o acompanhamento como um dos requisitos para continuar recebendo o benefício”, afirma, ressaltando que o atendimento faz parte de algumas obrigações que os beneficiados têm que cumprir, caso contrário podem ter o benefício suspenso.

Jilliane destaca que aproximadamente 4,7 mil famílias recebem o Bolsa Família em Barra Mansa. A agenda de saúde do programa federal no SUS (Sistema Único de Saúde) compreende a oferta de serviços para a realização de pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil (que inclui a pesagem) e imunização. Além do acompanhamento nutricional realizado duas vezes ao ano, os outros requisitos para manter o Bolsa Família são: atualização do calendário de vacinação infantil, matrícula de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola, frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos) e recadastramento dos dados a cada dois anos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O acompanhamento acontece até o dia 14 de novembro, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

22/10 (segunda-feira)

9h00 – Espaço Reviver (Rua Pedro Vaz, nº 57, Centro) – Sala de Sensibilização Outubro Rosa, com a assistente social Ariadina Schaeffer, usuárias do serviço e familiares, e Ambulatório de Álcool e Outras Drogas

23/10 (terça-feira)

Horário Alternativo (Consulte o horário de funcionamento da unidade mais próxima de sua casa)

25/10 (quinta-feira)

9h00 – Hospital da Mulher – Sala de Sensibilização Outubro Rosa

30/10 (terça-feira)

Horário Alternativo (Consulte o horário de funcionamento da unidade mais próxima de sua casa).

31/10 (quarta-feira)

9h00 – Sala de Sensibilização Outubro Rosa – Hospital da Mulher

Encerramento da campanha em todas as unidades com atividades diversas


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document