Barra Mansa mantém a confirmação de apenas um caso de coronavírus

by Diário do Vale

 

Estado do Rio– Barra Mansa continua apenas com um caso confirmado do coronovírus, a mulher, de 27 anos, diagnosticada com a doença, se mantém em isolamento social. Há outros sete (7) casos suspeitos da doença na cidade, mas até o momento, não houve confirmação dos recentes casos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES), que divulgou na tarde de ontem (09), a atualização sobre o monitoramento dos pacientes suspeitos.

Ainda na região Sul Fluminense, Volta Redonda tem três (03) casos suspeitos, Barra do Piraí e Valença têm o mesmo número, já Resende e Angra dos Reis têm dois (02) casos suspeitos do coronavírus e Pinheiral apenas um (01).

De acordo com o boletim da Secretaria Estadual há oito (08) casos confirmados do coronavírus no Rio de Janeiro e 123 suspeitos no estado. A Secretaria confirmou ontem (09) cinco novos casos do Covid-19. Com isso, o número passou de três casos confirmados para oito no estado. Os novos pacientes são três homens (de 27, 42 e 70 anos) e duas mulheres (de 56 e 61 anos) que residem em Niterói (1) e Rio de Janeiro (4). Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável.

Os pacientes retornaram de viagens à Europa, entre os dias 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas. Quatro deles recorreram à rede de saúde particular e um recebeu atendimento médico domiciliar.

– Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto – explicou Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde.

O secretário esclarece ainda que técnicos da SES analisam o comportamento do vírus no Hemisfério Sul, como grau de transmissibilidade e letalidade.

Desde janeiro a SES vem se preparando para a chegada do vírus. No dia 27 daquele mês, a secretaria emitiu nota técnica sobre o Novo Coronavírus e, dias depois, apresentou um plano de contingência que define as ações a respeito da doença, alinhado com protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que fazer em caso de suspeita

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:

– Cubra o rosto com máscara cirúrgica;

– Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima;

– Siga as orientações dos profissionais de saúde;

– Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996