Barra Mansa monitora seis grávidas por causa do zika

by Diário do Vale
Jonas se reúne com moradores da Vila Maria em explica necessidade de combate ao Aedes aegypti (Foto: Cris Oliveira - PMBM)

Jonas se reúne com moradores da Vila Maria em explica necessidade de combate ao Aedes aegypti (Foto: Cris Oliveira – PMBM)

Barra Mansa – O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Igo Freitas, informou nesta terça-feira (16) que seis gestantes estão sendo monitoradas em função do zika vírus, além de uma mulher que acabou de ter um bebê. A informação foi dada durante encontro com lideranças comunitárias da Vila Maria, no Ciep 054, com o objetivo de mobilizar as pessoas do bairro à participar da força-tarefa contra o mosquito que transmite à dengue. O encontro aconteceu no fim da tarde de segunda-feira (15) e contou com a presença do prefeito Jonas Marins (PCdoB).

– Uma delas já teve o bebê, sem qualquer anormalidade, e outras seis continuam recebendo atenção da Secretaria de Saúde. A rede municipal de saúde está preparada para atender os eventuais casos de zika vírus que venham a surgir, inclusive temos três centros de hidratação concentrados no Hospital da Mulher e nas UPAs do Centro e da Região Leste. No entanto, vamos trabalhar na prevenção. Essa é a nossa meta – destacou.

Igo ainda esclareceu sobre a importância da limpeza nas bordas de vasilhames de água de animais e piscinas, dos reservatórios de água de geladeiras e dos quintais.

– O Aedes aegypti criou resistência. O inseticida utilizado através do carro fumacê por si só não elimina o mosquito. Para se ter ideia, a larva pode eclodir em até 465 dias. É preciso esclarecer que a microcefalia não tem tratamento e nem cura. Até o momento não há comprovação da circulação do zika vírus no município, mas, todas as medidas de vigilância e prevenção serão implementadas para detecção precoce, no caso de sua introdução – afirmou o coordenador.

Casos de dengue

Nestes primeiros meses de 2016, foram registrados três casos de dengue, porém o coordenador acredita que esse número pode ser maior. “Não recebemos as notificações dos casos atendidos na rede privada de saúde”, disse Igo, informando que em 2015, 15 óbitos foram registrados por dengue na região do Médio Paraíba, sendo um em Barra Mansa. O município teve 1.214 notificações de dengue e 865 casos confirmados.

Guerra contra o Aedes aegypti

A coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental começa nesta quarta-feira (dia 17) uma força-tarefa de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. A Vila Maria será o primeiro bairro a receber as ações de limpeza e de orientações sobre como eliminar os possíveis focos de criadouro do mosquito em virtude da incidência de casos notificados e confirmados na localidade em 2015.

Aproximadamente 240 pessoas, entre agentes de saúde, militares do Tiro de Guerra, funcionários do programa “Mãos a Obra”, entre outros, estarão atuando diretamente na ação, que acontece até sábado, dia 20, das 8 às 17 horas.

– Desde novembro, o país decretou emergência em saúde pública em função do mosquito e, agora em fevereiro, a medida foi decretada em nível mundial, devido aos inúmeros casos de microcefalia provocados pelo zika. No último sábado, foi realizado em todo o Brasil o dia D de combate ao mosquito. Aqui em Barra Mansa, vamos realizar ações contínuas para evitar a doença – afirmou Jonas.

 O coordenador de resíduos sólidos do Saae, José Ribamar Leal, detalhou a operação bota-fora. “Vamos recolher todo material inservível colocado nas calçadas pela população, com exceção de entulho de obras, orientar acerca das limpezas dos quintais e calhas de chuvas e aplicar larvicidas nos ralos. Também vamos identificar os terrenos baldios com focos do Aedes aegypti e notificar os proprietários. Caso a limpeza não seja efetuada, emitiremos multas. Não vamos permitir o prejuízo coletivo em detrimento de residências fechadas ou terrenos abandonados. Vamos utilizar escada para verificar as condições externas desses imóveis e ainda utilizar oito carros de combate ao mosquito”, reforçou Ribamar.

Participantes da reunião aproveitaram e denunciaram vários casos de possíveis focos do Aedes aegypti. Pedrina Nunes, moradora da Vila Maria há mais de 40 anos disse que existe uma concentração de casos de dengue na Rua 13. O aposentado Antônio Martins, residente no local há 42 anos, afirmou que a área da antiga Edimetal é um potencial criadouro do mosquito. Diversos alunos do Ciep falaram da sua experiência no combate ao Aedes.

A reunião contou ainda com as presenças da secretária de Meio Ambiente, Isabela Resende, do comandante da Guarda Municipal, Moises de Paula Freitas e do coordenador da Defesa Civil, Manoel Carlos Souza Duarte.

You may also like

7 comments

PÁTRIOTA 17 de fevereiro de 2016, 14:41h - 14:41

Independente de politica, ano eleitoral etc, não podemos nos opor temos que nos unirmos, contra esse mosquito, lutarmos constantemente e não esperar só de nossas autoridades, temos que fazer nossa parte, e cuidarmos pra que nossos futuros bebes nascem em plena saúde.
#Todos contra o aedes aegypti.

Revoltada 17 de fevereiro de 2016, 08:06h - 08:06

Gostei da atitude de notificar os terrenos q estão sujos…na rua João Vayda nº 180 passa la uma imundice… o proprietário esta tentando fazer uma piscina mas até agora só fez o buraco e quando chove enche de agua, o mesmo não faz a limpeza do seu terreno!!!!!!
E um absurdo!!!!!

Everton 16 de fevereiro de 2016, 23:39h - 23:39

essa prefeitura de Barra Mansa faz muita coisa mesmo….ali na estamparia….ao lado do banco HSBC…tem um imóvel que era um banco….esta fechado a anos…e do edifício Schneider..da pra ver que tem uma piscina olímpica la…pros mosquitos treinarem para as olimpiadas

Magnolia 16 de fevereiro de 2016, 22:48h - 22:48

Vamos parar de hipocrisia. O governo só esta se mobilizando pq o mundo esta de olho no Brasil deviso ao risco de contagio de atletas durante as Olimpíadas pelos os vírus da pobreza e negligencia zika dengue e cia. Como povo, somos tratados sempre como idiotas, massa de manobra e trouxas. Mas nesse caso, a culpa é de todos. Deveriam criar muitas para aqueles que insistem em manter pratinhos cafonas de vaso de plantas e entulhos assim como responsabilizar criminalmente com aplicação de multas pessoais aos gestores públicos incompetentes e hipócritas. Somos um pais de hipócritas, demagogos submissos desde 1500.

Sabe tudo 16 de fevereiro de 2016, 22:33h - 22:33

#FORAJONASZICA

Chico Cunha o mosquito 16 de fevereiro de 2016, 17:56h - 17:56

Mais uma vez venho aqui para falar de um terreno que tem do lado do Ed. Sparta , perto viaduto da Albo Chiesse que os proprietários e prefeitura ignoram. Av Argemiro de Paula Coutinho centro Barra Mansa.

Morador BM 16 de fevereiro de 2016, 20:34h - 20:34

Não adianta, nem o mosquito faz Vc se reeleger.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996