Barra Mansa participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

by Diário do Vale

Eletrônica: Projeto Robótica na Escola acontece desde o ano de 2016 em oito escolas de Barra Mansa (Foto: Divulgação)

Eletrônica: Projeto Robótica na Escola acontece desde o ano de 2016 em oito escolas de Barra Mansa (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – A rede municipal de ensino de Barra Mansa participa, pela primeira vez, da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento é uma competição de conhecimento para estudantes dos ensinos fundamental e médio e foi fundada para difundir a robótica na sociedade brasileira em 2007. Ao todo, 300 alunos do 3º ao 9º ano das escolas do município participam da prova teórica, que será realizada nesta sexta-feira (2).

A olimpíada tem como objetivo principal repassar informações sobre robótica aos alunos, e não de cobrar conhecimento. Os estudantes responderão as questões de uma avaliação escrita preparada pela Olimpíada Brasileira de Robótica e aplicada na própria escola, elaborada de acordo com o nível de escolaridade do aluno.

De acordo com a coordenadora do projeto Robótica na Escola, Michelle Rezende, as provas são multidisciplinares e envolvem ciências, programação e raciocínio lógico.

– Tudo feito de acordo com a idade do aluno participante – destacou, ressaltando que os alunos fizeram um teste simulado, no site da Olimpíada Brasileira de Robótica, para terem noção do exame.

Robótica na Escola

O Projeto Robótica na Escola acontece desde o ano de 2016 em oito escolas do município. Alunos do 3º ao 9º ano participam, uma vez por semana, em contraturno, de aulas direcionadas, onde aprendem noções de eletrônica, mecânica e programação. Ainda, participam de atividades voltadas para o trabalho em grupo, quando têm a oportunidade de pensar coletivo, buscando a solução de várias situações e problemas.

O projeto realiza também a campanha de descarte dos chamados lixos eletrônicos, que são desmontados para reaproveitamento de componentes, que acabam se tornando matéria prima para os projetos realizados.

A coordenadora do projeto lembra que nas aulas práticas os alunos têm a oportunidade de trabalharem com o Kit Arduíno, composto por tecnologia com led, motor, placa e outros componentes eletrônicos.

– A criança tem contato direto com a eletrônica. Quando trabalham o protótipo de uma lâmpada e acendem o primeiro led, por exemplo, ficam encantados. É um trabalho muito gratificante – disse Michelle.

A coordenadora destacou ainda que os alunos têm como desafio desenvolver um projeto final, onde os melhores trabalhos farão parte de uma exposição.

– Eles fazem maquete de elevador em MDF, fazem motor girar, acendimento de lâmpadas, robôs, são vários projetos que ficarão expostos para que a população conheça os trabalhos – disse.

As escolas que fazem parte do projeto são: Eliete de Oliveira Ferreira, no bairro Vista Alegre; Clécio Penedo, no bairro Nova Esperança; Presidente Tancredo Neves, no bairro Piteiras; Padre Anchieta, no bairro Vista Alegre; Argemiro de Paula Coutinho, no bairro São Luiz; Maria José M. De Carvalho, no bairro Vila Maria; Prefeito Marcello Drable, no bairro Ano Bom e Iracema Pamplona Chiesse, no bairro Ano Bom.

You may also like

3 comments

toni o sincero 1 de junho de 2017, 11:08h - 11:08

barra mansa também vai participar da competição de estética
só faz maquiagem e muito bem
governo avon
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Elisa 1 de junho de 2017, 10:15h - 10:15

Ressurgiu a roubótica? Na escola da minha filha prometeram e não cumpriram.

Pagador de impostos 1 de junho de 2017, 09:58h - 09:58

Parabéns aos professores envolvidos no projeto. E às famílias dos alunos também, que os educam e os colocam no caminho correto. A escola sozinha não vai resolver os problemas.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996