domingo, 8 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa promove seminário boas práticas de gestão escolar

Barra Mansa promove seminário boas práticas de gestão escolar

Matéria publicada em 21 de novembro de 2019, 16:42 horas

 


Seminário boas práticas de gestão escolar aconteceu no auditório do Sest- Senat
(Foto: Paulo Dimas- Secom PMBM)

Barra Mansa- A Secretaria de Educação promoveu nesta quinta-feira (21), o Seminário Boas Práticas de Gestão Escolar – Compartilhando Saberes, Garantindo Direitos, em parceria com o Instituto Votorantim. O evento aconteceu no auditório do Sest-Senat e reuniu diretores, orientadores educacionais e pedagógicos de 15, das 68 unidades escolares da rede municipal de ensino. O Quinteto de Madeira, do Projeto Música nas Escolas, abrilhantou a abertura do encontro.

O prefeito Rodrigo Drable foi representado pela vice-prefeita Fátima Lima. Na oportunidade, ela comentou sobre as parcerias estabelecidas pela administração municipal que tem viabilizado a garantia de oportunidades e de direitos de crianças e adolescentes.

– Firmamos cooperações importantes, com parceiros que nos deram as mãos para, juntos, vencermos os desafios. Nesta semana, quando comemoramos a Consciência Negra, agradeço a parceria estabelecida entre a Gerência de Promoção de Igualdade Racial e a Secretaria de Educação, a qual tem oportunizado a disseminação do respeito às diferenças e o quanto ela é determinante no crescimento do ser humano. Prova disso, é o Projeto Música nas Escolas, que reúne um grande número de alunos, cada um com suas diferenças e que se transformou no maior programa de inclusão social pela música no país –  destacou Fátima.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, também ressaltou a importância das diferenças no processo de construção de uma sociedade melhor e mais democrática.

– Acabamos de assistir a apresentação do Quinteto de Madeira. Cinco pessoas diferentes, cinco instrumentos também diferentes que acabam formando o todo. Nas diferenças há o momento de convergência, o qual faz com que todo o processo e as pessoas neles envolvidas sejam fortalecidos. E hoje, será mais um dia nessa etapa de construção de uma comunidade melhor – disse.

O formador da Comunidade Educativa do Instituto Votorantim, Fernando Mendes, lembrou que a Parceria pela Valorização da Educação, acontece pelo terceiro ano consecutivo em Barra Mansa. “Nossa principal meta é contribuir no processo de aprimoramento das políticas públicas de educação, além de fomentar a mobilização de lideranças no dia a dia da sociedade”.

Ainda no decorrer da abertura do evento, a gerente de Educação Básica (SME), Saionara Maciel, afirmou que Barra Mansa está despontando em vários aspectos, sendo a educação um deles.

O Projeto

O Programa Parceria pela Valorização da Educação atuou em 2019 em duas frentes: qualificação das práticas de gestão educacional escolar e o engajamento na mobilização social, informando e formando gestores educacionais com foco em melhores resultados, principalmente no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

As práticas desenvolvidas pelas 15 unidades foram compartilhadas com as demais escolas. Todo o trabalho foi desenvolvido com base em três eixos. O tema ‘Processos de Gestão’ foi distribuído entre os gestores do Ciep Ada Bogato e os Colégios Dr. Maurício Amaral e Jahyra F. Drable.

O acompanhamento das aprendizagens ficou sobre a responsabilidade dos gestores das escolas Dr. Elvino Alves Ferreira, Paulo Basílio, Damião Medeiros, Professor Henrique Zamith e Reginaldo Araújo. Já a formação continuada foi desenvolvida por gestores do Colégio Padre Anchieta, Bartholomeu Anacleto e Iracema Pamplona.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document