sexta-feira, 15 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde nesta sexta-feira

Barra Mansa realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde nesta sexta-feira

Matéria publicada em 11 de abril de 2019, 14:44 horas

 


Barra Mansa– Com o tema: “Democracia e Saúde”, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, irá realizar nesta sexta-feira (12), na Apae, às 18 horas, a abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento tem como objetivo reunir representantes da sociedade civil, do governo municipal, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), para discutir propostas e apresentar políticas públicas em saúde de acordo com o eixo nacional.

A partir do encontro, idéias serão desenvolvidas para serem levadas para a Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer entre os dias 24 e 26 de agosto, em local a definir e, posteriormente para a nacional. Para o secretário de saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, debater propostas para garantir a satisfação da população que busca um atendimento na saúde é o principal objetivo do atual governo.

– A conferência é uma oportunidade de dar voz a todos os participantes. Ouvir quais são as maiores deficiências e o que está bom que pode ser melhorado é um dos maiores objetivos. Buscamos ofertar a população com uma saúde de qualidade e digna, essa é o nosso compromisso – frisou o secretário.

A Gerente de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Mariana Sobreira Almeida, explicou que a conferência terá quatro eixos temáticos que serão: Democracia e Saúde, Saúde Como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento do Sistema Único de Saúde.

– A partir desses pontos, baseando no tema central da conferência, vamos pôr em discussão dando direito aos participantes de exporem sua opinião sobre quaisquer estratégias que iremos traçar para levar a conferência em agosto – explicou Mariana.

A partir desse ponto de partida, a conferência continuará no sábado (13), das 7h às 18h, também na Apae. Os interessados em participar poderão fazer a inscrição no Conselho Municipal de Saúde, antiga Secretaria de Saúde, até ao meio dia desta sexta-feira, dia 12.

Em Itatiaia Conferência de Saúde acontece neste sábado

A Prefeitura de Itatiaia irá realizar neste sábado (13), a 10ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o evento, que é aberto a toda a população acontecerá das 8h às 17h, no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, localizado na Rua Roberto Cotrim, s/nº, Campo Alegre.

A etapa municipal terá início às 8 horas, com o credenciamento dos participantes. Em seguida será a realizada a abertura da conferência com o pronunciamento das autoridades.

De acordo com a subsecretária de Saúde, Rozimeire Codogno Franco, pela programação, na sequência acontece à leitura do regimento interno e depois uma explanação sobre o tema da conferência pela representante do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde no projeto Apoiadores Regionais, Marta Gama de Magalhães, que também é mestre em saúde pública e pesquisadora da Fiocruz.

A mesa de convidados contará ainda com a presença da secretária executiva da Assessoria de Regionalização da Secretaria de Estado de Saúde, Sônia Regina de Paula Machado e com a representante do Conselho Estadual de Saúde, Solange Benchior. Em seguida os participantes participarão de um debate.

Segundo a subsecretária de Saúde, após o almoço, às 14h, serão realizados trabalhos em grupo, cujos eixos temáticos serão divididos com os seguintes temas: Saúde como Direito, Consolidação dos princípios do SUS, Financiamento do SUS, Rede de Atenção à Saúde, Assistência Farmacêutica, Controle Social e Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança.

Os participantes também apresentarão os seus relatórios de conclusão e participarão da plenária para votação e aprovação das propostas. Ao final da conferência será realizada a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

– Para realizarmos a Conferência Municipal, realizamos duas Pré-Conferências onde foram levantados e discutidos vários assuntos importantes relacionados a saúde no município de Itatiaia. São assuntos que também serão levados para a Conferência do dia 13 para que possam ser debatidos com os participantes – disse a subsecretária de Saúde, Rozimeire Codogno Franco.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document