quarta-feira, 17 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa realiza primeira reunião para promoção da igualdade racial

Barra Mansa realiza primeira reunião para promoção da igualdade racial

Matéria publicada em 18 de janeiro de 2017, 16:15 horas

 


Cronograma: Encontro apresentou atividades programadas para este primeiro semestre e contou com a participação da vice-prefeita, Fátima Lima (Foto: Divulgação PMBM/Chico de Assis)

Cronograma: Encontro apresentou atividades programadas para este primeiro semestre e contou com a participação da vice-prefeita, Fátima Lima (Foto: Divulgação PMBM/Chico de Assis)

Barra Mansa – Promover a integração de todas as secretarias e órgãos da prefeitura, esse foi o objetivo da primeira reunião realizada pela vice-prefeita, Fátima Lima, e pelo gerente de Promoção da Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, nesta quarta-feira (18).

No encontro, foram apresentadas as atividades programadas para o primeiro semestre deste ano, que darão continuidade ao trabalho já existente no município implementado desde 2004. O objetivo das ações é integrar todas as secretarias, trazendo à tona a questão dos direitos de igualdade para todos. Com a elaboração de um projeto participativo, a prefeitura pretende desenvolver o trabalho junto com outros municípios para a criação do Consórcio de Políticas Públicas de Promoção à Igualdade Racial do Médio Paraíba.

No cronograma estão previstas palestras, seminários, capacitação dos servidores públicos e conselheiros, a reestruturação do Conselho Municipal e da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Além disso, o fomento à criação do Consórcio Regional, que pretende difundir e implantar os trabalhos.

De acordo com a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, o trabalho de promoção da igualdade racial deve ser feito por todos, com a participação de ideias e projetos de todas as secretarias.

– Temos aqui o caminho para começar, mas temos também muitas coisas pra fazer que virão das ideias de todos, através de uma política participativa – destacou.

Fátima explicou como o prefeito Rodrigo Drable está engajado em priorizar o desenvolvimento do tema, inclusive colocando em prática a lei criada em 2006, que institui, já no ensino fundamental das escolas municipais, a educação anti-racista e anti-discriminatória.

– Já estamos desenvolvendo com a Secretaria de Educação as ações que serão desenvolvidas na área. É fundamental trabalhar essa questão a partir da infância, também com os jovens, mostrando que a cor da pele não representa diferença social, fazendo valer a lei criada pelo Rodrigo quando ele era vereador – falou.

Walmiro Fabiano ressaltou a importância do trabalho unificado para adaptar e desenvolver o projeto com novas ideias e necessidades de cada área. Ele destacou a difusão das políticas em outros municípios, trazendo gestores de outras cidades para Barra Mansa, para que eles também possam multiplicar e implantar o programa.
– Não adianta Barra Mansa desenvolver uma política efetiva e uma cidade vizinha enfrentar problemas com racismo. Queremos uma política participativa e nossas ideias espalhadas pelo Sul Fluminense – destacou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document