Barra Mansa realiza Provinha Brasil

by Diário do Vale

Barra Mansa –

Cerca de 600 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino de Barra Mansa concluíram hoje, a Provinha Brasil, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é uma avaliação que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes matriculados nesta série.

Aplicada duas vezes ao ano (em abril e, provavelmente, em novembro), a Provinha Brasil é dirigida aos alunos que passaram por pelo menos um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. De acordo com a assessora do Ciclo Básico da secretaria municipal de Educação e responsável pelo desenvolvimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município, Saionara Maciel, a aplicação em períodos distintos do ano possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso e, ainda, a readequação do planejamento escolar.

– É uma oportunidade de conhecer o nível de aprendizagem de cada criança e propor atividades conforme as suas necessidades – destacou.

A professora Maria Vanderléia Pereira, do Centro de Ensino Integrado (CEI) Vieira da Silva, explicou que a provinha é composta por 40 questões de Língua Portuguesa e de Matemática.

– O exame permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial – disse, lembrando que a adesão a essa avaliação é opcional e a aplicação fica a critério de cada prefeitura.

As alunas do CEI Renata de Castro, de oito anos, e Bela Nicole, de sete, disseram que a provinha estava fácil.

– A gente ficou nervosa antes da prova, mas depois vimos que estava bem fácil. Foi muito legal fazer a Provinha Brasil – concluíram.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996