
Foto: Felipe Vieira
Barra Mansa – A Prefeitura de Barra Mansa intensificou a remoção de fios inativos dos postes da cidade por meio de uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Ordem Pública. A ação, que busca melhorar a segurança e a organização urbana, já retirou cerca de 30 toneladas de cabos inutilizados. Neste mês, o governo municipal reuniu empresas de telefonia e internet para cobrar a retirada do material, sob risco de responsabilização. Os serviços já foram realizados em diversos pontos da cidade, incluindo o Centro, Santa Rosa, Vila Orlandélia e, nesta terça-feira (18), a Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom.
Os moradores das áreas onde já aconteceram os serviços aprovaram a ação feita pelo governo municipal. Um deles é Igor Coutinho, que reside no bairro Vila Orlandélia. Para ele, a remoção da fiação antiga gera um novo aspecto para a cidade.
“É um trabalho indispensável, pois os fios estão lá sem qualquer utilidade. Tirando eles, melhora a estética das ruas e previne possíveis acidentes”, declarou o morador.
O secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, afirmou que existe um monitoramento junto às empresas, que inclusive já foram avisadas de que podem ser responsabilizadas, caso não cumpram as normas.
“Realizamos uma reunião com todas as operadoras de Barra Mansa e também as de âmbito nacional. A partir de agora, as empresas que forem realizar manutenção nos postes têm que consultar previamente o município, bem como as empresas que fazem serviços de provedor de internet e telefonia na cidade. Todas terão que tirar um alvará de execução no município. É importante que as empresas sigam um padrão de atendimento, pois as que deixarem os cabos cortados e não realizarem a remoção poderão ser responsabilizadas”, explicou Abreu.
O morador que quiser revelar algum local onde haja fiação pendurada e/ou inativa pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Ordem Pública. Para dúvidas ou solicitações, o número é o (24) 3028-9341.