Barra Mansa tem programação especial para ‘Novembro Azul’

Unidades de saúde do município terão atividades voltadas à prevenção do câncer de próstata

by Agatha Amorim

Barra Mansa – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma programação exclusiva para o ‘Novembro Azul’, mês de campanha de conscientização ao câncer de próstata. As ações acontecerão nas unidades de saúde e na Central de Veículos e Equipe de Manutenção, no Centro.

A Semana da Saúde do Homem será entre os dias 21 e 24 de novembro, período em que todas as unidades de saúde do município realizarão ações como orientações e palestras, salas de espera, oferta de teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C e oferta de vacinas do calendário adulto (Covid, Influenza, Hepatite B e Antitetânica), além de aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura.

Haverá abordagens sobre tabagismo e alcoolismo, alongamento e orientações físicas. Na segunda-feira (21), essas ações vão ocorrer na USF do bairro Floriano, para homens de todas as idades, com foco naqueles que são produtores rurais.
No dia 23 de novembro (quinta-feira), será realizada uma ação na Central de Veículos e Equipe de Manutenção, localizada na Rua Roberto Ribeiro, no Centro, com as mesmas ações das unidades de saúde, além de uma palestra com o médico especialista em família e comunidade, Dr. Igor Pereira de Carvalho.

O Dia D será em 25 de novembro (sábado), em todas as unidades de saúde, havendo ofertas de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e de vacinas do calendário adulto (Covid, Influenza e Antitetânica), aferição de peso e altura pelo IMC, abordagens sobre tabagismo e alcoolismo, além de alongamento e orientações físicas.

O secretário de Saúde do município, Sérgio Gomes, destacou a importância de realizar ações como essas para o sexo masculino: “Barra Mansa dará enfoque à saúde do homem durante o mês de novembro, especialmente no que se refere às doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade e tabagismo. É importante destacar que muitos homens ainda têm preconceito e vergonha para buscar atendimento médico, principalmente quanto ao exame de toque retal. Mas precisamos combater esse pensamento, principalmente porque a prevenção e o diagnóstico precoce são os melhores caminhos”, finalizou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996