Barra Mansa – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), a prefeitura vai realizar, ao longo de toda a semana, uma série de ações para destacar a importância da preservação ambiental e do cuidado com a natureza. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), com apoio da Secretaria de Educação (SME).
Segundo a prefeitura, algumas ações integram estudantes da rede municipal de ensino, sobretudo das duas escolas vocacionadas socioambientais: uma no CIEP 493 Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima, e outra no Gelson Silvino, no Moinho de Vento.
Nesta segunda-feira, alunos do CIEP 493 Ada Bogato fizeram o plantio de ipês. A diretora pedagógica da escola, Ângela Costa, falou sobre o intuito da ação. “O plantio de ipê tem o objetivo de segurar a erosão do solo. Ele, assim como outras árvores, ajuda a tornar a terra mais firme. Estamos revitalizando esse espaço do lado de fora da escola para, além de melhorar o visual, deixar o ambiente mais qualificado. Ali do outro lado vamos colocar o observatório dos passarinhos. É o lugar em que temos mais árvores na escola e o mais silencioso também”, explicou.
Lívia Barcelos, professora de Agroecologia e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), comentou a importância da árvore para todo o entorno. “O ipê é uma árvore que cresce relativamente rápido, demora cerca de quatro anos na sua idade jovem. E ele é benéfico, pois auxilia a frear o processo erosivo que vem acontecendo do lado externo da escola”, disse.
O aluno do 8° ano, Pablo Sebastião de Oliveira, relatou o que aprendeu. “Achei muito importante para saber o valor da floresta, do meio ambiente. Os professores nos transmitiram a importância dos ipês para cultivar mais a natureza”, afirmou.
O secretário de Educação, Marcus Barros, destacou o foco que procura dar às instituições. “Nossa rede municipal tem duas escolas socioambientais que trabalham, de modo transversal, temas contemporâneos abordados em atividades práticas, promovendo a reflexão e o compromisso com a Agenda 2030 dentro e fora da escola”, frisou.