domingo, 23 de janeiro de 2022 - 05:37 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa terá educação em tempo integral

Barra Mansa terá educação em tempo integral

Matéria publicada em 5 de fevereiro de 2018, 18:58 horas

 


Os alunos ficarão nas escolas de 7 às 17 horas e receberão cinco refeições diárias - Divulgação

Os alunos ficarão nas escolas de 7 às 17 horas e receberão cinco refeições diárias – Divulgação

Barra Mansa

A volta as aulas teve início na maioria das cidades da região. E pais e alunos poderão contar com novidades neste novo ano letivo. Em Barra Mansa, a Secretaria de Educação anunciou que começa a ser implementada na rede municipal, em seis das 72 unidades escolares, a educação em tempo integral. A perspectiva é alcançar aproximadamente 4,5 mil alunos com conteúdos além da grade curricular tradicional, inovando com oficinas aulas de xadrez educativo, musicalização, artesanato, empreendedorismo, formação profissional, robótica, atividades esportivas e ensino de línguas.
– Essa é uma oportunidade de ter acesso ao conhecimento que talvez o aluno nunca poderia ter. Barra Mansa sempre saiu na frente, foi assim com o Música nas Escolas, e será com o ensino em tempo integral”, afirmou a vice-prefeita Fátima Lima, destacando que a cidade está dando um importante passo para o desenvolvimento escolar dos alunos, sendo pioneira no ensino integral na região. As aulas da educação integral começam em datas específicas, no dia 19 de fevereiro na Escola Municipal Eliete de Oliveira Ferreira (1º ao 3º ano), Escola Municipal Leonel de Moura Brizola (4º ao 5º ano) e no Colégio Municipal Padre Anchieta (6º ao 9º ano), todas no bairro Vista Alegre. O Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Junior, no Boa Vista II, funcionará com as duas modalidades educacionais, integral para 1º ao 5º ano e regular do 6º ao 9º ano, ambas com aulas a partir do dia 19 deste mês. No dia 1º de março, outras duas escolas começarão as aulas em período integral: Colégio Municipal Prefeito Leonisio Sócrates Batista, no bairro Roberto Silveira para alunos do 1º ao 5º ano e no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro para estudantes do 6º ao 9º ano.
Os alunos da educação integral ficarão nas escolas de 7 às 17 horas. Eles receberão cinco refeições diárias, com café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar. As escolas foram adaptadas para que os alunos tomem banhos após a prática de atividades físicas. Para atender as demandas da educação integral foram construídas novas salas, implantados módulos educacionais e estão sendo adquiridos móveis e equipamentos para perfeito funcionamento das unidades. Apesar das adequações que já estão sendo realizadas, se houverem outras necessárias, serão tratadas como prioridade pela Secretaria de Educação.

Diálogo

Para atender os pais e responsáveis com dúvidas sobre a implementação do ensino integral, a Secretaria de Educação tem se reunido abrindo o diálogo entre escola, comunidade e família. Ontem (5), foram realizadas três reuniões no bairro Vista Alegre com os pais dos estudantes das Escolas Municipais Eliete de Oliveira Ferreira, Leonel de Moura Brizola e Padre Anchieta. Hoje (6), serão realizadas reuniões com os pais do Colégio Municipal Prefeito Leonísio Sócrates Batista, bairro Roberto Silveira às 9 h; CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro às 14 h e Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Junior, no bairro Boa Vista II, às 16 h.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

8 comentários

  1. Tô cansado de demagogia

    Eu concordo que as escolas devam ser integrais, porém a secretaria fez com os pais o mesmo que o Prefeito fez com os funcionários de apoio e alguns diretores. De uma hora para outra determinou que se cumprissem 8 horas de trabalho sem levar em conta que já estava no meio do ano e muitas pessoas estavam com sua vida organizada, até mesmo em outras escolas. Para alguns diretores foi fácil, pois são auxiliar de secretaria , disciplinarios…mas, para outros não. Tem diretores que são funcionários do estado com carga horária de 40h e não cumprem a exigencia do prefeito, ou seja fingem que trabalham, mas exigem queos demais funcionarios cumpram. Foi exatamente isso que fizeram com os pais. Avisaram em cima da hora sem levar em consideração a vida dos pais e algumas atividades ou compromissos assumidos fora da escola.
    Quanto às atividades curriculares, Barra Mansa está longe de ser pioneira, pois VoltaRedonda já tem horário integral em algumas escolas. Aula de robotica e Inglês são oferecidos aos alunos a muito tempo. Inglês desde 2010, fora musicalizaçao onde a maioria das escolas tem banda mirim, bom…não precisa falar mais nada né! Enquanto Barra Mansa não levar a educação a sério e se livrar das cadeiras cativas que estão lá, principalmente daqueles que mantém as senhas master ( palavras do professor aloprado) não vai melhorar nunca! Eu também amo Barra Mansa!

  2. Em VR nem as particulares são integrais.
    Mas Brizola, já queria assim quando fez os Brizoloes junto com Darcy Ribeiro.Mas veio outro governo e acabou com tudo .
    Todas as escolas deveriam ser integrais para os pais trabalharem com tranquilidade.
    Mente vazia , oficina do diabo.
    Sem dizer que foi se o tempo em que as vovós ficavam meio período para os pais trabalharem.
    E essas crianças vão ficar aonde para os pais trabalharem?

  3. E só deixar de colocar MR$ 500 todo mês na Orquestra que dá para
    colocar toda a rede escolar em turno integral.
    Precisamos mais de cidadãos do que músicos.

  4. Esse Secretário é prepotente, arrogante, ditador e MENTIROSO. Vai tropeçar nas próprias pernas. O pior que o prefeito Rodrigo Drable parece acreditar nas sandices dele. Prefeito, cuidado, ele vai cair e te levar para o buraco junto com ele.

  5. Porque não comunicaram antes, agora secretário? Educação se faz com profissionalismo, respeito, planejamento e experiência…o Prefeito vai pagar caro por colocar pessoas erradas na pasta de educação do município.

  6. Eu duvido q bm tenha estrutura pra promover horário integral de qualidade pra essas crianças. Vai ser eh um castigo ficar preso nessas escolas aí q vão de mal a pior caindo aos pedaços… tem base nenhuma pra isso!

Untitled Document