quarta-feira, 27 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa utiliza serviço de fumacê para combater o Aedes aegypt

Barra Mansa utiliza serviço de fumacê para combater o Aedes aegypt

Matéria publicada em 7 de abril de 2020, 19:01 horas

 


Água parada é criadouro do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela
(Foto: Divulgação)

Barra Mansa- A Secretaria de Saúde deu início ao serviço de fumacê na noite desta terça-feira (07), nas áreas onde foram identificados casos positivos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt. O bairro Vila Maria foi o primeiro a receber o serviço de fumacê. O município possui atualmente cinco casos de dengue e um de chikungunya, informou a Vigilância em Saúde Ambiental.
De acordo com a secretaria, também como parte das ações de combate ao mosquito da dengue estão sendo feitas visitas em locais que possuam possíveis focos do Aedes.
– Este ano estamos com efetivo reduzido para respeitar os protocolos de segurança contra novo coronavírus. Apenas 40% das equipes estão atuando nos bairros, mas contam com apoio dos agentes do Programa de Saúde da Família (PSF) que orientam os moradores – disse.
O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, explicou como são feitas as visitas nas residências dos moradores.
– Contamos com a ajuda dos agentes, pois eles têm contato direto com as residências e conhecem cada área de abrangência. Eles fazem toda a orientação de como cuidar dos quintais – pontuou.
Sobre o serviço de fumacê, o coordenador explicou como será feito o itinerário.
– Estaremos acompanhando os bairros. Hoje será Vila Maria, depois no Vista Alegre. Após, vamos fazer o Centro, Paraíso e Metalúrgico. A princípio, seriam estes bairros, onde apresentaram casos positivos – informou.
Antônio Marcos ainda reforçou que é fundamental, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, uma atenção e um cuidado especial com esse vetor.
– Pedimos a participação da população para conter a proliferação do mosquito e reiteramos para que cada morador cuide do seu quintal e verifique possíveis focos de criadouro do Aedes aegypt – concluiu.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    está precisando mesmo porque os mosquitos estão quase carregando a gente. já comprei repelente porque ando com mais medo da dengue do que do corona.

  2. Avatar
    Acho que vila nova não tem vereador

    Engraçado que essas notícias só estamos vendo no jornal pq aqui na vila nova tem tempo que agt não vê o fumacê e a última vez q passou nem fumaça vez pois estava desligado

  3. Avatar
    Culex sorrindodosbostas

    Uso de nebulização para controle de Aedes (arboviroses) só é recomendado em caso de epidemia. Então, se estão usando, é porque estão escondendo algo.

Untitled Document