Biblioteca itinerante será visitada por estudantes da rede municipal em Quatis

by Diário do Vale

Biblioteca itinerante do SESC está na Praça Teixeira Brandão em Quatis
(Foto: Divulgação- Secom PMQ)

Quatis- O projeto “BiblioSesc” foi aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira (17), na Praça Teixeira Brandão, em Quatis. O prefeito Bruno de Souza (MDB) destacou que, a partir da próxima segunda-feira, dia 21, o espaço vai ser visitado por estudantes das escolas municipais, de acordo com um cronograma elaborado pela Secretaria de Educação. O “BiblioSesc” é uma biblioteca itinerante, formado por cerca de três mil livros, numa carreta volante, cuja realização em Quatis ocorre por meio de uma parceria da prefeitura com a agência regional do SESC (Serviço Social do Comércio).

O ato de abertura oficial do projeto na cidade contou também com as presenças da gerente de cultura do SESC – Rio de Janeiro, Márcia Rodrigues; do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, Hugo Tavares Nascimento; dos secretários municipais Adriano Palma Veras (Governo), Carlos Magno Canil (Administração) e Willian Vilela (Esporte e Lazer), além da diretora de Turismo da Prefeitura de Quatis, Ana Maria Campos; e dos professores Alexandre Monteiro e Alessandra Moreira, coordenador do projeto “Xadrez nas Escolas” e coordenadora de Assuntos Intersetoriais, respectivamente, ambos da Secretaria Municipal de Educação.

Os livros da “BiblioSesc” poderão ser lidos ou consultados na unidade móvel estacionada na Praça Teixeira Brandão, ou emprestados à população. Os interessados no empréstimo deverão se cadastrar no local, através da apresentação da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência. No caso das crianças com menos de 12 anos de idade, elas deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. A agência regional do SESC esclareceu que o prazo de permanência dos livros emprestados é de sete dias, período após o qual eles deverão ser devolvidos à unidade móvel. A biblioteca itinerante ficará em Quatis até o dia 20 de dezembro.

Em seu pronunciamento, o prefeito Bruno de Souza frisou a importância de “fortalecer cada vez mais o interesse e o hábito pela leitura, especialmente no que diz respeito às crianças, aos jovens e adolescentes, tendo em vista que o apreço pela literatura é fundamental na formação das pessoas, tanto no aprendizado cultural, quanto na preparação para a vida em sociedade”.

– Os meus votos são no sentido de que a população de Quatis faça bom uso deste espaço de cultura e entretenimento. Para a nossa administração, é motivo de muita alegria e satisfação receber novamente a carreta da “BiblioSesc” em nosso município – declarou o prefeito, lembrando que os dias e horários de visitação à biblioteca itinerante serão os seguintes: segunda-feira, de 12h às 18h; terça, quarta e quinta-feira, de 8h às 18h, além de sexta-feira, de 8h às 12h.

Já a gerente de cultura do SESC – Rio de Janeiro, Márcia Rodrigues, declarou que, “apesar do avanço da tecnologia, nada substitui o prazer e a alegria da leitura do livro impresso, que pode ser acessado de qualquer lugar, sem a necessidade de tomada para o carregamento de bateria, por exemplo”. Ela agradeceu o apoio da Prefeitura de Quatis para a realização do evento, afirmando que “a administração municipal prontamente entendeu o alcance social da iniciativa”.

Por sua vez, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, Hugo Tavares Nascimento, salientou “o papel importante do Serviço Social do Comércio, que não se limita ao desenvolvimento de ações voltadas ao segmento dos comerciários e das suas respectivas famílias, mas que amplia os seus projetos, levando mais conhecimento e direitos sociais para toda a população”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996