;
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 - 15:51 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Bloco da Vida ensaia no Santo Agostinho

Bloco da Vida ensaia no Santo Agostinho

Matéria publicada em 9 de fevereiro de 2017, 12:10 horas

 


Primeiro ensaio itinerante leva moradores às ruas e dissipa o samba do único bloco que vai desfilar pela prefeitura no Carnaval de Volta Redonda

08-02-17-Ensaio Bloco da Vida (55)

Foto: Yuri Melo / Ascom

Volta Redonda- A praça do bairro Santo Agostinho foi cenário, na quarta-feira (8), do primeiro ensaio itinerante da bateria do Bloco da Vida. Seus 45 componentes estão distribuídos por oito no surdo; 10 na caixa; 10 no repique; nove no tamborim; seis no chocalho e dois no agogô. Homens e mulheres, quase todos acima dos 50 anos, fizeram a festa dos moradores, que encheram a praça para assistir ao primeiro dos três ensaios fora da Ilha São João.

Segundo o coordenador da bateria, Ailton Lino, os próximos ensaios ocorrerão na praça do Retiro – ao lado do ginásio, e na praça do Eucaliptal, nas duas quartas-feiras que antecedem o carnaval. Lino está há 12 anos no bloco e é um amante do samba.

– A cada ano que passa eu trabalho ainda mais para que esse movimento não perca seu vigor. Eu ainda pretendo criar uma oficina de percussão para que mais pessoas se entusiasmem e participemdisse.

Falando em entusiasmo, outra que não abre mão desse sentimento é a coordenadora de bateria Clarete Braz Patrocínio.

– Trabalhando com variedade e possibilidades rítmicas e harmônicas, a expectativa vira certeza de que vamos oferecer um espetáculo maravilhoso ao público durante o carnaval – afirmou.

A idade média dos integrantes do bloco é 50 anos, mas algumas pessoas são mais novas, como João Felipe dos Reis Bicalho, o intérprete. Aos 34 anos, ele se orgulha de participar cantando por cerca de 1h40 na avenida, sem parar.

– Eu só preciso tomar muita água em temperatura natural nos dias que antecedem o carnaval, evitar falar alto, fazer um bom aquecimento e comer muitas frutas – revelou João.

Os moradores aprovaram a iniciativa.

– É muito bom porque movimenta o bairro. Nunca tinha visto o bloco assim tão de pertinho e achei muito legal – disse a cabeleireira, Shaiana Melo.

O Bloco da Vida, que é composto por 700 pessoas e vai se apresentar na sexta-feira de Carnaval, dia 24, na Vila Santa Cecília. A concentração será em frente ao Clube Umuarama e o bloco vai percorrer a Rua 14. O desfile está marcado para 20h30.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document