BM inicia Semana do Meio Ambiente com nova unidade de conservação

by Diário do Vale

População conhece projeto para implantação de nova área de preservação (Fotos – Divulgação)

Barra Mansa – Uma nova unidade de conservação marcou o início da Semana do Meio Ambiente em Barra Mansa. A Área de Proteção Ambiental Cândido Silva, foi lançada neste sábado (01), no Salão Comunitário da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Ano Bom. A unidade terá a dimensão de 903,69 hectares se estendendo do Bairro Vale do Paraíba, ao distrito de Santa Rita de Cássia, estando entre as 12 categorias de unidade que compõe o Sistema Nacional de Unidade de Conservação.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o local abriga inúmeras nascentes, sendo uma área de grande recarga hídrica, além de ter uma fauna abundante.

– A criação da unidade traz importantes benefícios para o município, como o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Verde), turismo rural e ecológico, atividades de educação ambiental e, também, propicia projetos como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que beneficia os proprietários que contribuem com a preservação e restauração do bioma – ressaltou o secretário, garantindo que o local também servirá de banco de área, ou seja, serão destinados projetos de reflorestamento e recuperação de nascentes.

O presidente da Associação Verde que Salva e mobilizador do projeto, Eddy Miguel, comemorou a criação da unidade. Segundo ele, essa data na qual o prefeito Rodrigo Drable assina o decreto é motivo de festa. “Foi uma iniciativa popular da sociedade que ganhou força com a campanha da fraternidade da igreja católica em 2017. Realizamos reuniões, abaixo assinado e audiência pública. Tivemos uma caminhada bonita e hoje colhemos os frutos. Agradeço toda Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, o ICMBio Cicuta, a Azevedo Consultoria Ambiental e todos que contribuíram para essa conquista, quem ganha é Barra Mansa”, finalizou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996