Brinquedos vão ser trocados em feira neste domingo

by Diário do Vale

‘Feira de Troca de Brinquedos’ acontece no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, em Resende
(Foto: PMR)

Resende- O projeto “Domingo no Parque”, desenvolvido pela Prefeitura de Resende – por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, terá uma edição especial neste domingo, dia 27, com a Feira de Troca de Brinquedos, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. A atividade faz parte da Semana Lixo Zero – Um por Todos e Todos por Zero, evento de conscientização ecológica consolidado no calendário oficial do município.
A semana comemorativa começou no último dia 16 e segue até este domingo, com o cronograma repleto de ações desenvolvidas pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), que ainda conta com a participação da Agência de Meio Ambiente do Município de Resende (Amar). A entrada do evento, que acontece entre 9h e meio-dia, é gratuita.
Com o lema “Trocar pode ser mais divertido que comprar”, a ideia da feira é que as crianças levem brinquedos que não tenham mais utilidade nem graça para elas, podendo trocá-los por outros mais atrativos. O objetivo da substituição é criar um sistema de rotatividade de brinquedos, que estimulem a conscientização da preservação do meio ambiente perante o consumismo exagerado da sociedade capitalista. Também haverá oficina de bilboquê, contação de histórias e tenda informativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, David Manuel de Jesus Silva, explicou que o movimento da troca de brinquedos acontece Brasil afora, buscando incentivar o consumo colaborativo entre as crianças.
– Todas as famílias estão convidadas para participar da feira, lembrando que os pequenos vão ter a oportunidade de praticar o desapego e, em troca, levar um brinquedo diferente para casa. A feira interativa, que é um momento de descontração para as crianças, visa refletir sobre o consumismo e, consequentemente, contribui para a diminuição de resíduos descartados no meio ambiente. O projeto é desenvolvido pela Organização Não Governamental (ONG) Quero Zero – braço do Instituto Lixo Zero Brasil em Resende. O intuito do projeto é sensibilizar as pessoas sobre a problemática dos resíduos gerados pelo consumo. Consumindo menos, é reduzida a quantidade de lixo jogado fora. Será uma novidade muito bem-vinda ao ‘Domingo no Parque Lixo Zero’ – explicou.
O secretário informou sobre as demais atrações previstas para este domingo especial.
-Vai ter a oficina de bilboquê, brinquedo antigo que consiste em uma esfera, com um orifício central, e presa por uma corda em um suporte. Através do movimento das mãos, a bola deve ser encaixada no suporte. A oficina do projeto ‘Arte em Família’ vai ensinar a reaproveitar garrafa pet para a produção do brinquedo. A brincadeira utiliza material reciclável, além de ser passatempo saudável e agregar funções como coordenação motora, entre outros fatores importantes para o desenvolvimento infantil. Também haverá contação de histórias com ‘A Fuga das Minhocas’. O enredo é relacionado à compostagem, tema já abordado durante a Semana Lixo Zero, que contou com palestras e diversas atividades educativas – reforçou.
O CCZ realizará uma ação de prevenção à dengue, com a exposição de banners e distribuição de folhetos, além de uma dinâmica para alertar as crianças quanto à temática.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996