Cachoeira da Fumaça, em Resende, pode ser tombada como Patrimônio Ambiental

Projeto de lei, aprovada pela Alerj pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), é de autoria do deputado Tande Vieira

by Mayra Gomes

Foto: Divulgação

Resende – A  Cachoeira da Fumaça, em Resende, pode ser tombada como Patrimônio Ambiental, Social e Turístico do Estado do Rio. O projeto de lei que trata do assunto foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) através da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e é de autoria do deputado estadual Tande Vieira. Agora, a proposta segue para votação em plenário.
Localizada em Resende, a Cachoeira da Fumaça é formada pelo Rio Preto e considerada a maior do estado do Rio, com 2km de extensão e 200 metros de queda. O nome faz referência ao espetáculo natural proporcionado pela queda em época de cheia do rio, que produz uma densa ‘fumaça’ líquida.
“Desde 1988, a cachoeira está situada em uma unidade de conservação com 180 alqueires, que é o Parque Municipal Natural da Cachoeira da Fumaça-Jacuba, local protegido e que permanecerá preservado para as nossas futuras gerações. Nada mais justo que ela seja tombada como Patrimônio Ambiental, Social e Turístico do Rio de Janeiro”, argumentou Tande, lembrando que a Cachoeira da Fumaça está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e já é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende por Decreto Municipal desde 1999.
“Graças à sua exuberância natural, a Cachoeira sempre atrai muitos turistas, o que movimenta a dinâmica econômica e social da região das Agulhas Negras, mas, com certeza, sua importância vai muito além”, destacou o parlamentar.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996