>
sábado, 2 de julho de 2022 - 08:38 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Caminhada em alusão ao Dia Mundial do Autismo será realizada em Resende

Caminhada em alusão ao Dia Mundial do Autismo será realizada em Resende

Matéria publicada em 1 de abril de 2016, 13:29 horas

 


Sala (Autismo) - Jorge Trindade - 02-04-12 (1)

Centro de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear) atende 27 pessoas entre três e 37 anos.
(Foto: Jorge Trindade)

Resende – Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado neste sábado, 2 de abril, será realizada em Resende uma caminhada promovida por pais e responsáveis de autistas, com apoio da Secretaria de Educação, a partir das 9 horas. A concentração será na Praça do Colégio Estadual Oliveira Botelho (antiga Cerâmica), em direção à sede do Centro de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear), no bairro Jardim Brasília.

O objetivo da mobilização, segundo a organização, é reafirmar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce. Durante a caminhada, é pedido para que os participantes usem algum acessório na cor azul, símbolo do autismo. A cor, que de acordo com o senso comum é atribuída ao sexo masculino, é porque a síndrome é mais evidente entre os meninos, na proporção de quatro para uma menina.

E para intensificar, a Secretaria de Educação pediu para que as escolas e creches municipais promovessem nesta sexta-feira (1º) atividades relacionadas à data emblemática, como exibição de filmes que aborde o tema.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2007, que definiu a data para mostrar e alertar sobre o transtorno. Em Resende, autistas e familiares contam com os serviços do Centro Municipal de Atendimento ao Autista, inaugurado em agosto de 2014.

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar que atua nas áreas de habilidades básicas, alfabetização, comunicação alternativa e aumentativa, educação física estruturada, educação de saúde bucal, Atividade de Vida Diária (AVD)/ Atividade de Vida Prática (AVP), arteterapia, psicologia escolar e serviço social.

Com isso, o objetivo principal é oferecer serviços de atendimento educacional especializado, apoio à inclusão social e educacional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), favorecendo a autonomia, independência e participação como cidadãos na sociedade, dando suporte aos familiares com intuito de orientá-los dentro do convívio social e familiar.

Hoje são atendidas 27 pessoas com idade entre três e 37 anos, mas o Cemear atende todas as faixas etárias. A sua sede funciona no bairro Jardim Brasília, porém está em obras. A equipe está atendendo provisoriamente na Rua Coronel Brasiel, s/nº, em Campos Elíseos, próximo à banca de jornal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para mais informações o telefone é (24) 3360-9390.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document