sábado, 4 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Campanha de prevenção a acidentes de trânsito é feita em escolas de Volta Redonda

Campanha de prevenção a acidentes de trânsito é feita em escolas de Volta Redonda

Matéria publicada em 4 de maio de 2018, 18:03 horas

 


Segurança no trânsito foi abordada com os profissionais de Educação e alunos do Ensino Fundamental

Volta Redonda – A Secretaria de Educação começou na quinta-feira (03) a realizar ações sobre a campanha nacional Maio Amarelo “Nós Somos o Trânsito”. Mais de 20 professores, do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, foram capacitados sobre segurança no trânsito por meio do programa “Caminhos para a Cidadania”, da concessionária que administra a Via Dutra.
“Disponibilizamos o material para que os professores trabalhem um sentido diferente para o trânsito dentro de sala de aula. O primeiro passo é sensibilizar o profissional sobre a educação no trânsito. É uma troca de experiências que realizamos com os professores, e com isso conseguimos mostrar que não é difícil trabalhar esse tema”, contou Priscilla Rocha, responsável pelo projeto.
Segundo a secretária Educação, Rita Andrade, o objetivo da ação é transformar os profissionais em multiplicadores, formando alunos conscientes. De acordo com ela, o educador deve trabalhar esses temas de grande relevância para a cidadania. “Ensinar o aluno sobre a importância do trânsito é de grande importância para a formação desse cidadão. Para isso temos que capacitar nossos profissionais com ações positivas como essa”, afirmou.
Para o prefeito Samuca Silva, essas atividades formam futuros motoristas e pedestres mais conscientes. “Os trabalhos realizados hoje vão influenciar no futuro, transformando esses alunos em cidadãos mais responsáveis e com maior consciência no trânsito. O Brasil tem números assustadores de violência no trânsito, e nós temos a responsabilidade de trabalhar para mudar essa realidade”, disse o prefeito.
De acordo com a professora do 4º ano, Sheila Oliveira, da Escola Municipal José Fontes Torres, do bairro São Luís, as escolas têm a responsabilidade de criar ações que espalhem a informação e a melhoria de vida na comunidade.
“Nós temos que ter didática para abordar esses temas em sala, afinal estamos formado pessoas e temos que informar os alunos de forma clara, para que possa colaborar com toda a sociedade. Por isso é importante mudar o olhar sobre o tema”, disse.

Encontro: Profissionais discutem meios de conscientizar alunos sobre problema de acidente no trânsito (Foto: Evandro Freitas/Secom)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Avatar
    Platão, o Filósofo

    A educação é a base, a educação é tudo. Só os governantes é que não sabem disso. Um dia nossos governantes irão despertar para essa máxima. Ninguém avança sem educação, ninguém. Quem hoje está no poder, com certeza, passou por uma escola. Ou alguém duvida? Só que quando chega ao poder, nossos governantes adoecem a alma, pois passam a ver a educação como meio de manobra. Isso é perverso. É por isso que enfermam a alma. Feliz daquele que tem olhos de enxergar, olhos de ver…

    • Avatar

      Meu, os governantes numa REPÚBLICA, ao contrário de uma MONARQUIA, estão mais preocupados com a próxima eleição em como irá pedir o seu voto na sua porta. Vide 21 vereadores de VR para não ir longe. Eles foram eleitos em 2016 e já estão nas ruas pedindo votos em pleno exercício do cargo que seus eleitores o confiaram, sem contar que JURARAM no primeiro dia a cumprir com honestidade.

      Sabe-se lá não estejam criando panelinhas dentro da CMVR.

      Os eleitores deles deviam se pronunciar da m. que fizeram.

      Quando precisam decidir algo, o fazem na correria ou pedem “vista” para se inteirarem do assunto. Aí pode levar meses como foi o assunto do Foro Privilegiado.

      VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. Eles não estão nem aí para a obrigação deles.

  2. Avatar

    Realmente em frente as escolas da cidade na hora de entrada e saída de alunos fica tudo tumultuado, o transito fica tenso.

  3. Avatar

    A iniciativa é muito boa, porem, os que mais precisam ser alertados e educados, são os próprios pais. Os responsáveis devem dar uma passadinha, apenas uma passadinha não precisa de duas vezes, em frente ao COLÉGIO ANGLO-AMERICANO, A UNIFOA E AOS ARREDORES. Nos hor´rios entre as 12:30hs e 17:00hs é facil ver os pais e responsáveis mostrarem aos seus filhos que é certo e normal estacionarem sobre as calçadas, em frente as garagens, sobre a faixas de pedestres, na contra-mão da via, etc etc é uma desmazela total. Até veículos da PMVR com placa branca vemos lá, são engenheiros e gerentes da CSN(inclusive da área de segurança do trabalho). E o melhor: tudo isso com autorização(vista grossa) da GUARDA MUNICIPAL. Recentemente fiz o comentário com um Guarda Municipal a respeito e ele disse: NÃO TEMOS COMO FAZER NADA, CUMPRO ORDENS. !!!! Quanto aos pais, gostaria que, entendessem que, oque fazem é uma infração de transito e é o mesmo que dizer ao filho que traficar, assassinar, roubar, etc etc tambem é normal. Pois essa é a educação que os pequenos estão tendo, ou não é ????? Isso só vai resolver quando um agredir o outro para poder entrar numa garagem ja que, a GM não inibe a prática ilegal no local. Coma palavra o SR. Prefeito Samuca

    • Avatar

      Fotografe e mande para o DV. Simples! Se o DV não publicar, publique vc mesmo nas redes sociais.

      observe na próxima eleição. Muitos deles estarão com adesivos de candidatos de partidos que ACOLHEM corruptos. Se eles corrompem as leis, certamente não se importam de votar em candidatos que tbm corrompem as leis.

  4. Avatar

    Muito importante isso. A esperança são as crianças. Atravessar na faixa, andar de Byke na mão correta, respeitar sempre o pedestre, etc. Parabéns pela iniciativa.

Untitled Document