Campanha para atualizar vacinação de crianças e adolescentes começa segunda-feira

by Diário do Vale

Sul Fluminense – A Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda-feira, dia 19, em todo o país. Devem comparecer aos postos de saúde crianças menores de cinco anos e ainda as crianças e adolescentes de nove anos a menores de 15 anos, para atualizar a caderneta de vacinação.

O Dia D de mobilização nacional está marcado para 24 de setembro, um sábado. A campanha, entretanto, segue até 30 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação. Ao todo, 350 mil profissionais participam da ação.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram enviadas a todas as unidades da Federação 26,8 milhões de doses – incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha.

Atualização da caderneta

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou que o objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – sobretudo entre adolescentes. “Neste mês, a gente faz um esforço para que a caderneta (de vacinação) fique atualizada”, explicou, durante coletiva de imprensa.

Mudanças no calendário de vacinação

Em janeiro deste ano, a pasta alterou o esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente.

O esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral. Até 2015, o esquema era de duas doses injetáveis e três orais.

Já a vacinação contra o HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. Meninas de 9 a 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses.

No caso da meningocócica C, o reforço, que era administrado aos 15 meses, passou a ser feito preferencialmente aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

A pneumocócica sofreu redução de uma dose e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.

Vacinação: Campanha segue até 30 de setembro em 36 mil postos de saúde (Foto: Gabriel Borges)

Vacinação: Campanha segue até 30 de setembro em 36 mil postos de saúde (Foto: Gabriel Borges)

Cidades da região já estão preparadas para Campanha Nacional de Multivacinação

No período da Campanha de Multivacinação Nacional, as 43 Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF) de Volta Redonda estarão abertas das 8h às 17h.

Serão vacinadas crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que deverão tomar vacina contra Hepatite B, Pneumocócica 10V, VIP, VOP, Pentavalente, Rotavírus, Meningocócica, Triplice Viral, DTP e Tetra Viral.

Já as crianças com 9 anos e adolescentes, com idades entre 10 anos a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), deverão receber doses das seguintes vacinas: Triplice Viral, Hepatite B, dT (dupla adulto) e HPV para meninas.

Resende

Em Resende, no dia 24 de setembro todas as unidades também estarão abertas para o dia D, das 8h às 17h. Serão disponibilizadas as vacinas contra a poliomielite, difteria, hepatite, HPV e a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

Barra Mansa e Rio Claro

Em Barra Mansa, a partir de amanhã até o dia 30, todas as unidades de saúde estarão em funcionamento para receber, orientar, avaliar o esquema vacinal da caderneta de vacinação e, se necessário, administrar as vacinas, conforme a idade da criança ou do adolescente. No dia “D” de mobilização nacional, para que os pais que trabalham possam levar seus filhos com tranquilidade aos postos de saúde, as unidades estarão abertas das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da secretaria de Saúde, Marlene Fialho, o objetivo da campanha é levar crianças e adolescentes às Unidades Básicas de Saúde, para que as equipes possam verificar os cartões de vacinação e realizar a imunização de doses que estejam em atraso ou no período da rotina.

Marlene ressaltou que, em relação à proteção contra a paralisia infantil (poliomielite), o Ministério da Saúde realizou adequações dentro da estratégia, tendo em vista a proximidade da erradicação mundial da doença. “Não haverá vacinação da polio, as famosas gotinhas, de forma indiscriminada. Este é o desafio da campanha. Os cartões de vacinação serão avaliados, de acordo com a necessidade e faixa etária”, frisou a coordenadora, acrescentando que os moradores devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para a avaliação e em casos de dúvidas.

E em Rio Claro, os postos de saúde funcionarão entre amanhã e o dia 30 das 8h às 17h.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996