Campanha #ZikaZero é iniciada no bairro Metalúrgico, em BM

by Diário do Vale
29-03-16-Zica Zero b Metalurgico-CRIS OLIVEIRA (15)

Realidade do bairro confirma necessidade de mudança de comportamento da população.
(Foto: Divulgação/PMBM/Cris Oliveira)

Barra Mansa – Mais uma etapa da campanha #ZikaZero – Todos na luta contra o mosquito foi iniciada na manhã desta terça-feira (29) em Barra Mansa, no bairro Metalúrgico. O objetivo da ação, realizada pela prefeitura, é eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A previsão é de que o trabalho no bairro dure aproximadamente 15 dias.

A exemplo dos serviços efetuados nos bairros Vila Maria e Ano Bom, agentes da Vigilância em Saúde Ambiental vão percorrer as casas, vistoriar os quintais e buscar conscientizar os moradores sobre a importância de eliminar recipientes que favoreçam o acúmulo de água parada. Durante a manhã desta terça, equipes percorreram 534 imóveis. Paralelamente, funcionários da Coordenação de Resíduos Sólidos do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) realizaram a operação bota-fora, recolhendo galhos de árvores, pneus, móveis velhos e todo tipo de material inservível, com exceção de entulhos de obras. Segundo o coordenador da CDR, José Ribamar, o setor também vai atuar na identificação de terrenos sem construção, com focos do Aedes aegypti.

– Na Vila Maria vistoriamos 35 terrenos e notificamos 11. No bairro Ano Bom foram 120 áreas vistoriadas, 71 notificações e quatro multas – destacou Ribamar.

Ainda de acordo com o coordenador, o grande desafio no combate ao Aedes é a conscientização da população.

– Eliminar o mosquito é tarefa de todos nós, exige uma ação coletiva do poder público e dos moradores de cada comunidade. Se juntarmos esforços podemos reduzir a incidência de dengue em nossa cidade. Essa é a nossa meta – destacou Ribamar.

O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Igo de Freitas, revelou que em 2015 foram confirmados 32 casos de dengue no Metalúrgico e, nos primeiros meses de 2016, apenas um.

– Na Região Leste temos notificados, até o momento, 48 casos da doença. Por isto, a campanha tem que ser contínua. Já estamos no outono e a tendência é que a temperatura fique mais amena. Isso, no entanto, não significa que o combate ao Aedes aegypti deva diminuir. A ação é continua, pois está comprovado que os casos de dengue acontecem durante todo ano – explicou Freitas.

Lixo na praça

A quantidade de lixo e materiais descartáveis encontrados na praça do bairro Metalúrgico reforçou a afirmação de José Ribamar sobre a necessidade da mudança de comportamento. “Apesar das três papeleiras existentes na praça, encontramos muito lixo espalhado, ambiente propicio para o desenvolvimento da larva do mosquito”.

Às margens da BR – 393, próximo à entrada do bairro, foram identificados alguns carros abandonados. Um relatório dos agentes da Guarda Municipal será emitido à Secretaria de Ordem Pública, que vai encaminhar ofício ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) solicitando a retirada dos veículos. O presidente da Associação de Moradores do Metalúrgico, Carlos Roberto Nascimento acompanhou a ação da prefeitura e garantiu que não vai dar trégua à dengue. “Tivemos vários casos da doença aqui no ano passado e agora é a hora de não deixar essa situação se repetir”.

WhatsApp

O número para comunicação pelo WhatsApp, disponibilizado no final de fevereiro para receber denúncias de moradores sobre áreas ou imóveis com possíveis criadouros do Aedes aegypti já recebeu cerca de 200 solicitações de serviços. De acordo com o coordenador Igo Freitas, a Vigilância em Saúde Ambiental monitora as informações e distribui as demandas aos órgãos públicos conforme sua pertinência. O WhatsApp #ZikaZero é (24) 9 8816-9032.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996