
Uma das maneiras de prevenir o câncer de pele é estar atento às manchas e pintas que surgem. (Foto: Depositphotos)
Volta Redonda – O Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado nesta terça-feira (4), é uma data dedicada à conscientização e à reflexão sobre os impactos dessa doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente, o câncer é responsável por 7,6 milhões de mortes anuais, sendo que 4 milhões dessas vítimas têm entre 30 e 69 anos. Sem medidas urgentes para ampliar a conscientização e desenvolver estratégias eficazes, a previsão é de que, até 2025, 6 milhões de mortes prematuras ocorram anualmente. No entanto, estima-se que 1,5 milhão dessas mortes poderiam ser evitadas com ações preventivas e diagnósticos precoces.
O câncer é um termo que abrange mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Essas células, ao se multiplicarem rapidamente, formam tumores que podem se espalhar para outras partes do corpo, um processo conhecido como metástase. Os tipos de câncer variam conforme o tipo de célula afetada: os carcinomas têm origem em tecidos epiteliais, como a pele ou mucosas, enquanto os sarcomas surgem em tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagens.
O DIÁRIO DO VALE conversou com o Dr. Henrique Monnerat, oncologista do Hospital Unimed Volta Redonda. Em entrevista, ele destacou os principais desafios no tratamento do câncer e a importância da prevenção. Segundo ele, os tipos de câncer mais comuns do mundo são o câncer de pele, o de mama e o de próstata. “Também destacamos o câncer colorretal, que vem aumentando significativamente, principalmente em pacientes jovens, e o câncer de pulmão”, explicou.
De acordo com Monnerat, o principal desafio no tratamento do câncer é o diagnóstico precoce. “Identificar a doença em estágios iniciais aumenta consideravelmente as chances de sucesso no tratamento e de cura”, pontua. Ele lembra, ainda, que já existem vacinas que previnem o surgimento de alguns tipos de câncer. “Um exemplo é a vacina contra o HPV, já que a maioria dos casos de câncer de colo do útero está relacionada a esse vírus. Além disso, há diversas pesquisas em andamento para o desenvolvimento de novas vacinas e medicamentos, mas muitos ainda não estão disponíveis, nem mesmo em países mais desenvolvidos.”
Avanços
Apesar dos desafios, os avanços na medicina têm proporcionado novas esperanças para pacientes e familiares. Vacinas como a do HPV e a contra hepatite B são exemplos de como a prevenção pode salvar vidas. Além disso, a conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis e exames regulares tem se mostrado fundamental para reduzir os índices da doença. Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, a mensagem é clara: a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores estratégias para enfrentar essa doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Com medidas adequadas e investimentos em pesquisa, é possível reduzir os impactos do câncer e salvar vidas.
O que você pode fazer para se prevenir contra certos tipos de câncer?
Pulmão – os principais cuidados devem ser evitar o tabagismo, evitar a exposição ao fumo passivo, não se expor a substâncias nocivas como amianto, radônio, arsênio e poluição sem os devidos mecanismos de proteção (especialmente no ambiente de trabalho).
Bexiga – evitar o tabagismo, ingerir bastante água, evitar exposição a produtos químicos nocivos, como substâncias usadas em tintas, borracha e couro (somente com o uso de proteção); atente à presença de sangue na urina ou vontade de urinar com frequência.
Pele – usar protetor solar e evitar a exposição excessiva ao sol.
Colo de Útero – tomar a vacina contra o HPV, realizar exames regulares (Papanicolau) e usar preservativo nas relações sexuais.
Fígado – vacina conta hepatite B, evitar consumo excessivo de álcool, não usar anabolizantes e tratar infecções hepáticas.
Esôfago – evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Estômago – alimentação saudável (evitar alimentos processados e ricos em sal) e evitar o cigarro.
Mama – manter o peso saudável, praticar atividade física, evitar consumo excessivo de álcool, fazer exames preventivos regulares e controle de reposição hormonal.
Próstata – evitar o consumo de álcool excessivo, praticar atividade física, ter alimentação saudável e evitar a obesidade, fazer exames preventivos regulares.
Endométrio – ter bons hábitos alimentares, ricos em nutrientes, vitaminas e sais minerais, manter o peso saudável, praticar atividade física e controle de reposição hormonal.