Cardiologista alerta sobre importância da prevenção para evitar doenças crônicas

by Diário do Vale

Barra Mansa – “Desembrulhar menos e preparar mais”. Esta foi a frase utilizada pelo médico cardiologista, Marcos Maielo, para falar sobre a importância da alimentação saudável, durante campanha de orientação de prevenção à diabetes, intensificada esta semana, na cidade, em parceria com a Adibam (Associação dos Diabéticos de Barra Mansa).  Nas consultas, o médico reforçou a importância dos hábitos saudáveis em relação alimentação, evitando comidas industrializadas e alimentos processados.

– Precisamos retomar o hábito de preparar o alimento, com temperos saudáveis, saborosos, sem perder nutrientes imprescindíveis a nossa saúde – alertou o médico, reforçando que a alimentação irregular é um dos maiores vilões no combate a obesidade, levando a inúmeras doenças, entre elas, a diabetes.

Aliada a alimentação irregular, a falta de conhecimento e de campanhas de orientação sobre prevenção a doenças crônicas, é outro vilão, citado pelo médico, para o controle da diabetes. “Esta doença não tem cura, o que fazemos é orientarmos sobre os cuidados a serem adotados pelos pacientes que, muitas vezes, acham que estão sem sintomas e abandonam o tratamento, o que é um erro e leva ao descontrole da doença e o agravamento dos casos”, enfatizou o cardiologista.

As ações de prevenção a diabetes chamam atenção ainda para outro fator que pode levar ao agravamento da doença:  falta de disciplina, em especial, devido a ausência de exercícios físicos. “É um efeito em cadeia, ou seja, alimentação irregular, mais sedentarismo que leva, entre outros fatores, ao aumento de peso, tudo isso contribui para o agravamento e surgimento de diversas doenças que podem ser evitadas desde que haja a prevenção e orientação correta”, completou o médico.

Alerta

O cardiologista reafirmou que o cansaço físico, aliado a fome, sede e xixi em excesso são sintomas que devem ser observado como possíveis indícios de diabetes. As atenções devem ainda, de acordo com o médico, serem redobradas nos casos de perda de peso acelerada e dormência nos pés e mãos.

Perfil

Outro alerta feito pelo médico é o aumento de casos entre adolescentes e crianças, que, na opinião do profissional, vem se agravando, em especial por conta do uso constante de celular. “As crianças deixaram de brincar, gastar energia, fazer exercícios, e para agravar ainda mais, criaram hábitos de alimentação nada saudáveis, tudo isso, agravado por falta de campanhas de prevenção às doenças crônicas, entre elas, a diabetes”, completou Marcos Maielo, lembrando que “crianças precisam de esportes e de escola”.

A boa notícia, segundo o médico, é de que uma vez controlada, a diabetes não interefe na vida social do paciente que pode ingerir diversos alimentos, até mesmo o com açúcar, desde que sejam em pequenas quantidades. “Após o controle de glicemia, o diabético pode comer, por exemplo, um pedaço de bolo. Só não pode comer uma tigela inteira deste bolo”, completou, lembrando que para se prevenir a diabetes, o ideal é alimentação equilibrada e saudável, além de atividades físicas.  “Nosso corpo tem mais de 200 ossos e 600 músculos e não podemos ficar parados. Devemos nos exercitar, de preferência ao ar livre, onde controlamos também a depressão, ansiedade, melhorando a auto estima”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996