Carnês do IPTU começam a ser entregues aos contribuintes

by Diário do Vale

Carnês de IPTU serão distribuídos com opções variadas de pagamento (Gabriel Borges/Secom)

Volta Redonda – A prefeitura de Volta Redonda começou a entregar nesta segunda-feira, dia 04, os carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2019, nas casas dos contribuintes. Cerca de 110 mil carnês foram emitidos e entregues aos correios. Para aqueles que optarem em realizar o pagamento em cota única, até o dia 28 de fevereiro, o desconto é de 18%. Os contribuintes que também quitarem do imposto em cota única, mas com a opção de pagamento no dia 29 de março, o desconto é de 10%.

O contribuinte também pode optar pelo pagamento integral, sem desconto, dividido em seis vezes. O vencimento da primeira parcela também está marcado para 29 de março. As demais cotas vencem em 30 de abril, 31 de maio, 28 de junho, 31 de julho e 30 de agosto. Em caso de atraso no pagamento das parcelas, está previsto reajuste conforme a data em que o acerto seja efetuado.

Para o diretor da Empresa de Processamento de Dados (EPD), Matheus Moreira, a emissão desses carnês foram impressos em tempo recorde. “Em cinco dias conseguimos imprimir todos os carnês e hoje começamos a entregar para os Correios que farão a entrega aos contribuintes”, comentou.

Matheus destacou ainda que esse método de impressão realizado pela EPD contribui com uma economia de R$50 mil reais para os cofres do município. “Desde a sua existência a EPD sempre foi responsável pela impressão de carnês. Na região somos uma das poucas que realizam esse trabalho, aprimorando os conhecimentos e ganhando em expertise”, completou Matheus.

Para as pessoas que não receberem o carnê antes da primeira data para pagamento em cota única, a orientação é retirar a segunda via no saguão do Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura, ou no Na Hora, no Retiro. O documento também pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.voltaredonda.rj.gov.br/smf/mod/iptu/. ou pelo acesso rápido IPTU e Taxas na página principal do PortalVR.

O secretário de Fazenda de Volta Redonda, Fabiano Vieira, alerta para a importância do contribuinte conferir os dados constantes em seu carnê. “Caso não concorde com alguma informação, deve comparecer aos guichês 8 e 9 na sede da prefeitura, no Aterrado, para apresentar a reclamação até o dia 29 de março para que seja feita a revisão”, avisou.

O prefeito do município, Samuca Silva, explica que o dinheiro arrecadado com o pagamento do IPTU é revertido em melhorias nos serviços para a população. “A receita conseguida com o imposto é utilizada na saúde, educação, segurança, infraestrutura e demais demandas da comunidade”, garantiu Samuca.

 

Você também pode gostar

4 comments

Geraldo Lima 5 de fevereiro de 2019, 07:15h - 07:15

A Prefeitura deveria implementar no portal divulgado a opção do contribuinte fazer a opção de escolher se pretende fazer o pagamento em quota única, e utilizasse este cadastro na geração das futuras guias do IPTU.
Penso que assim como eu, deve existir bastante pessoas que todos os anos pagam a quota única, e há um desperdício de papel é impressão com a emissão das guias para pagamento mensais, o que geraria grande economia de recursos públicos.

Sozinho 5 de fevereiro de 2019, 09:00h - 09:00

Desculpe, mas você tem que entender que numa determinada época nós podemos quitar à vista e em outros tempos somente à prazo.
Nós não sabemos de nosso futuro. Fazemos tudo de termos futuro melhor, mas só Deus sabe.
Deixe assim mesmo.
Só gostaria que esse IPTU fosse uma guia que pudesse ser paga em boleto comum em qualquer banco ou na loteria. Lamentavelmente são guias que só podem ser pagas, por exemplo, no Banco do Brasil no caixa eletrônico com débito em conta. Um absurdo!! Na boca do caixa não pode!?!?!?
Ah…..aos pessimistas, em Barra Mansa só na loteria ou na CEF. Absurdo pior ainda!

VAI VENDO 4 de fevereiro de 2019, 23:22h - 23:22

” “A receita conseguida com o imposto é utilizada na saúde, educação, segurança, infraestrutura e demais demandas da comunidade”, garantiu Samuca.”

Mentira! o IPTU não destinou nada para o Orçamento Participativo de 2018, dentre elas obras pedidas pelo povo e legalizada na LOA. Nem assim saiu. E são pedidos da comunidade englobando a segurança e infraestrutura. Nada saiu do papel em 2018.

VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONEHCEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. Eles não sabem que o IPTU é para atender o Orçamento Participativo tbm.

Roberto 4 de fevereiro de 2019, 21:20h - 21:20

O silêncio sobre o percentual do aumento desse IPTU 2019 é de deixar qualquer um desconfiado.

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996