Casa Abrigo é reinaugurada em Volta Redonda

by Diário do Vale
: Autoridades participam de cerimônia para marcar reinauguração de abrigo (foto: ACS)

: Autoridades participam de cerimônia para marcar reinauguração de abrigo (foto: ACS)

Volta Redonda – A Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM), foi reinaugurada em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (dia 7), no Auditório da PMVR, com a presença de várias autoridades.

O prefeito Antônio Francisco Neto, a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Glória Amorim, e a delegada titular da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), Maria Madalena Carnevale Alves Tomelin, entre outros, prestigiaram a cerimônia.

A secretária Glória Amorim afirmou que a reativação do abrigo é uma conquista dentro das políticas públicas de proteção da mulher contra a violência.

– É um local sigiloso, onde as mulheres que são vítimas de violência e estão ameaçadas de morte pelo seu agressor – que na maioria das vezes é o companheiro ou ex-companheiro – são acolhidas por uma equipe especializada, enquanto buscam, com apoio da equipe, da SMPPM e de toda a rede municipal de proteção à mulher, para recomeçar sua vida – disse Glória, ressaltando que, apesar dos grandes avanços na luta pelos direitos da mulher, agora o espaço político precisa ter maior presença feminina.

“Uma área em que precisamos avançar mais é a representação feminina na política”, pontuou.

O prefeito Neto ressaltou a união das mulheres na busca pelos seus direitos.

– Fico muito feliz de ver tantas mulheres reunidas e envolvidas na luta pelos seus direitos. A reativação deste abrigo é um momento histórico, acompanhamos diariamente a luta das mulheres por mais direitos e no combate á violência contra a mulher. Ficamos muito felizes em ver como na SMPPM como os movimentos pelos direitos femininos são recebidos e tem sua importância reconhecida – disse Neto, que completou:

“A Casa Abrigo deve ser valorizada cada vez mais, não só pelo Poder Público, mas por todas as mulheres”.

O abrigo

O trabalho desenvolvido pela SMPPM é realizado de acordo com a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e as Diretrizes Nacionais de Abrigamento às Mulheres em situação de Violência. Consiste em garantir às acolhidas o atendimento integral, humanizado e de qualidade às mulheres em situação de violência e, através dele, reduzir os índices de violência contra as mulheres.

A Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello se caracteriza por um ambiente de proteção situado em local sigiloso, oferecendo atendimento social, psicológico, jurídico e pedagógico. Durante o período de acolhimento, as mulheres são acompanhadas para atendimento de suas demandas, em especial de saúde, educação e jurídicas a partir de um determinado fluxo de atendimento na rede de serviços. Qualquer mulher que esteja vivenciando uma situação de violência doméstica deve procurar o CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher Casa da Mulher Bertha Lutz para obter informações e orientações acerca de seus direitos.

O CEAM funciona de segunda a sexta, das 7h às 17 h, na Rua 539, n° 456, bairro Nossa Senhora das Graças. Os telefones são 3339-2288 e 3339-9215, ou ainda o SOS Mulher – 08000-230366.

Dia da Mulher

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), realiza o Dia da Beleza, das 9 às 16h, nesta quarta-feira (dia 9), no CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) do Verde Vale, na Rua 07, sem número (anexo ao CIEP Rubens Machado).

O objetivo é trabalhar a autoestima da mulher em seu mês de referência. O evento será com a Instrutora de Cabelo Ana Marta e seus alunos que trabalharão com cortes, tinturas e escova. Haverá ainda distribuição de pipoca, algodão doce e brincadeiras para as crianças acompanhadas pelas mães.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996