Casos de Aids entre jovens gays preocupa

by Diário do Vale
Propaga: Campanhas estimulam o teste para que a transmissão seja interrompida e o tratamento comece (Foto: ABr)

Propaga: Campanhas estimulam o teste para que a transmissão seja interrompida e o tratamento comece (Foto: ABr)

Barra Mansa – O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre a Aids no Brasil apontou avanço da doença entre o público jovem e gay. Em Barra Mansa, segundo dados do Programa DST/Aids, a situação não é diferente. De acordo com o médico Aleberto Aledt, coordenador do setor, homossexuais representam 25% dos pacientes atendidos pelo setor.

Por conta disso, tanto em âmbito nacional como regional, as autoridades buscam informar esta parcela da população sobre os riscos do sexo sem segurança.

– Entre o público masculino em tratamento pela doença, a grande maioria é formada por gays. O fato de os jovens assumirem a homossexualidade cada vez mais cedo preocupa no sentido de que eles ficam vulneráveis à doença, seja por falta de informação ou prevenção. Independente da idade é muito importante priorizar o uso da camisinha, a única maneira de prevenir o HIV – destacou Aldet.

De acordo com ele, outro fator que favorece a transmissão do vírus entre esse público é que o sexo anal está entre os mais propensos à propagação do vírus da Aids. A prática desta modalidade de sexo sem a proteção e cuidados adequados pode causar traumas na mucosa e facilitar a entrada do vírus.

– Algum sangramento ou machucado que ocorra na penetração facilita a absorção do vírus – explicou o médico.

Hoje, de acordo com levantamento do programa, Barra Mansa possui 631 casos confirmados. De janeiro a outubro de 2015 foram registrados 40 novos. Já o número de óbitos pela doença de 1997 a 2015 chegou a 51.

Por conta disso, o Ministério da Saúde fez uma campanha específica para o público gay e jovem, com objetivo de estimular a reflexão sobre uma sociedade menos preconceituosa, mais solidária e tolerante à diversidade sexual e às pessoas vivendo com HIV/Aids.

Ao longo dos últimos 12 anos, a porcentagem de casos na população de 15 a 24 anos caiu. Já entre os gays na mesma faixa etária houve aumento de 10,1%. No ano passado, para cada 16 homossexuais nesta faixa etária vivendo com Aids, havia 10 heterossexuais. Essa mesma relação feita 1998 apontava 12 para 10.

Vítimas da doença

Uma dona de casa que hoje tem 56 anos após dez anos ainda recorda com carinho do filho de apenas 25 anos, que morreu vítima da doença. De acordo com ela, pouco antes de morrer ele havia revelado ser homossexual e que havia contraído o vírus de um parceiro. Segundo contou o maior arrependimento do filho foi ter confiado no parceiro e não ter se prevenido da Aids com preservativos.

– Quando ele viu que já estava tomado pela doença, ele me contou tudo e assumiu a sexualidade. O que mais me impressionou, na época, foi que ele tinha relação com um homem casado e que, por essa razão, não usava camisinha. Como mãe, eu digo a todos os homossexuais: se protejam e, mesmo que sejam muito apaixonados por seus parceiros, não deixem de se prevenir. A vida de vocês é muito preciosa, principalmente para as suas famílias – ressaltou.

You may also like

4 comments

Cidadão Kane 10 de janeiro de 2016, 13:24h - 13:24

hahahaha … só faltava isso … até o aumento do número de jovens gays e portadores do vírus da AIDS os PTfóbicos jogam a culpa no PT e na Dilma. Acabo de avisar minha esposa sobre nossa filha adolescente : se aparecer grávida aqui, não quero nem saber, é culpa da Dilma e desse desgoverno.

denise 10 de janeiro de 2016, 08:10h - 08:10

tb com esse desgoverno PT

Alvaro f Silva 9 de janeiro de 2016, 18:36h - 18:36

A informação sobre o perigo de se contrair a doenca, deve ser dada a partir das salas de aula, principalmente porque os pais nao se preocupam em educar os jovens sexualmente.

Cidadão Kane 10 de janeiro de 2016, 13:29h - 13:29

EXATAMENTE Sr Alvaro, mas quando fomos discutir e exigir o trato da sexualidade nos planos de educação, surgiu um pessoal “das trevas” com um discurso ignorante e conservador balançando bandeirinhas contra. A sociedade toda, inclusive esses ignorantes, pagam pela estupidez e alienação.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996