Ceivap diz que Resende é a cidade com maior volume de esgoto tratado

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Representantes do Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) informaram que dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) apontam que Resende é a cidade com o maior volume de esgoto tratado na região. De acordo com o Ceivap, todos os municípios da região hidrográfica do Médio Paraíba possuem plano de saneamento básico, exceto Três Rios, cujo projeto ainda está em fase de elaboração.

Os Planos Municipais de Saneamento Básico têm como objetivo dar aos municípios instrumentos e mecanismos que permitam a implantação de ações duradouras e eficientes, que possam garantir a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico com qualidade. O plano define metas de curto, médio e longo prazo para o setor englobando as seguintes vertentes: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Entre as ações que o Ceivap tem realizado para incentivar os municípios do Sul Fluminense a desenvolver ações ambientais voltadas para melhoria da qualidade da água, destaca-se os projetos do Plano de Aplicação Plurianual (2017 a 2020) do Ceivap para recuperação da qualidade ambiental na bacia, proteção e aproveitamento dos recursos hídricos.

A Bacia do Paraíba

A Bacia do Rio Paraíba do Sul tem uma área de aproximadamente 62.074km² e abrange 184 municípios, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. A bacia tem destacada importância no cenário nacional por estar localizada entre os maiores polos industriais e populacionais do País e pelo processo que envolve o gerenciamento de seus recursos hídricos.

Caracteriza-se pelos acentuados conflitos de usos múltiplos e pelo peculiar desvio das águas para a bacia hidrográfica do rio Guandu com a finalidade de geração de energia e abastecimento de cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ).

Criação

Criado por um decreto, em março de 1996, o Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) promove debates e propostas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia do Rio Paraíba do Sul. Constituído por representantes dos poderes públicos, usuários e de organizações sociais, o órgão, juntamente com o Comitê Médio Paraíba do Sul, tem um planejamento plurianual de projetos para recuperação da qualidade ambiental na bacia, proteção e aproveitamento dos recursos hídricos.

 

Por Julio Amaral

([email protected])

You may also like

2 comments

Abel 22 de julho de 2017, 19:04h - 19:04

Péssima notícia, tomará que esteja errada. Quero que a população da filial do inferno (volta redonda) beba as minhas fezes.

الفتح - الوغد 22 de julho de 2017, 16:37h - 16:37

Matéria com padrão Ferj de qualidade. Onde estão os números?…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996