Cemitério municipal de Barra Mansa passa por vistoria

by Diário do Vale
Prevenção e combate: Equipe eliminaram possíveis criadouros e fizeram a aplicação de inseticida  (foto: Divulgação)

Prevenção e combate: Equipe eliminaram possíveis criadouros e fizeram a aplicação de inseticida (foto: Divulgação)

Barra Mansa 
Agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), ligado à secretaria de Saúde de Barra Mansa, fizeram na manhã de hoje uma vistoria ao cemitério municipal para eliminar possíveis focos de dengue. Durante o trabalho, as equipes removeram plásticos decorativos de vasos de flores, descartaram pratinhos e aplicação de inseticida.

– Bimestralmente fazemos essa vistoria completa no cemitério municipal para eliminar materiais que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue. Ao final da varredura, aplicamos inseticida no ambiente – explicou o coordenador do setor de Vigilância em Saúde Ambiental, Igo de Freitas Gonçalves.

Segundo ele, a equipe mantém contato direto com a administração do cemitério e sempre é acionada quando existe alguma ocorrência de animas peçonhentos.

– A cada três meses aplicamos inseticidas para conter a proliferação de animais peçonhentos e outros insetos que podem causar doenças. Na semana passada fizemos a dedetização da capela mortuária – garantiu Igo, pedindo a colaboração da comunidade: – Solicitamos aos visitantes que evitem trazer vasos de plantas que possam acumular água e que coloquem areia nos pratinhos. Com a ajuda de todos vamos conseguir combater à dengue – frisou.

Outros serviços

Segundo o administrador do cemitério, Edson Gonçalves Custódio, o Russo, diariamente são realizados serviços de capina e limpeza das áreas comuns.

– Temos uma equipe de auxiliares que cuida das funções do dia a dia, como varrer os corredores entre os túmulos, cortar a grama, podar as árvores e capinar todo o terreno. No entanto, a responsabilidade da manutenção das lápides é da família. No caso de algum problema com a sepultura, notificamos os familiares a fazer a manutenção – finalizou Russo.

Agentes comunitários de saúde
recebem capacitação contra dengue

Aproximadamente 90 agentes comunitários de saúde participaram de uma capacitação promovida pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e do setor de Atenção em Saúde. O curso contou com a parceria do Núcleo Descentralizado de Vigilância da Saúde do Médio Paraíba e foi realizado no UBM – Centro Universitário de Barra Mansa.

A capacitação foi ministrada por uma equipe multidisciplinar e teve como objetivo habilitar os profissionais de saúde do município para orientarem adequadamente à população em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os agentes foram capacitados para abordagem, orientação, modificação de hábitos e notificação de casos suspeitos. O curso teve duração de três horas, com dinâmicas, trabalhos práticos e teóricos e um roteiro amplo que abordou situações de visitas domiciliares, além de sinais, sintomas e cuidados para os casos suspeitos da doença.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996