Cemitérios registram maior visitação na parte da manhã, em Volta Redonda - Diário do Vale
sábado, 25 de setembro de 2021 - 21:55 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Cemitérios registram maior visitação na parte da manhã, em Volta Redonda

Cemitérios registram maior visitação na parte da manhã, em Volta Redonda

Matéria publicada em 3 de novembro de 2019, 15:50 horas

 


Moradores mantêm tradição de visitar os túmulos dos entes queridos no feriado

Visitantes acendem velas no cruzeiro, próximo a capela, no Cemitério Municipal
(Foto: Júlio Amaral)

Volta Redonda- Os dois cemitérios de Volta Redonda registraram no Dia de Finados (02), um número maior de visitantes durante a parte da manhã, de acordo com informações dos administradores. Um total de 10 mil visitantes passaram pelos dois cemitérios da cidade durante o feriado. No Cemitério Municipal Bom Jardim Isidório Ribeiro, localizado no bairro Retiro, o administrador Maurício Pio Chaves, afirmou no feriado o cemitério funcionou com horário extra de 6h até às 19h.
– Acredito que a celebração da missa às 8h com o bispo Dom Luiz Henrique contribuiu para atrair bastante gente na parte da manhã, e para dar mais conforto aos visitantes, foi montado um palco para a celebração da Missa e instalados banheiros químicos para atender os visitantes. A nossa expectativa pelo que presenciei na parte da manhã e ontem, é que devem passar por aqui cerca de seis mil pessoas – disse.
O administrador Maurício disse que a preparação para o Dia de Finados se iniciou em setembro com diversas melhorias como, limpeza, capina, pintura das gavetas e meio fio.
– E como acorrem todos os anos, os túmulos mais visitados continuam a ser os de políticos da região como o jazigo do prefeito Juarez Antunes, seguido pelo do ex-prefeito Nelson Gonçalves, do vereador Aristides e do também ex-prefeito Francisco Torres. Em relação à segurança, tivemos um bom efetivo da Guarda Municipal que também atuou dando apoio na segurança interna e externa do cemitério e no controle do trânsito nas ruas do entorno, além de uma ambulância para o caso de algum visitante passar mal. Já os funcionários não alteramos e trabalhamos com o efetivo normal de 12 homens – destacou.
Maurício lembrou que para deixar o cemitério em boas condições para o feriado de Finados, ele contou com um apoio muito grande da secretaria municipal de Infraestrutura, através do secretário Antônio Roberto Tavares, o Toninho Oreste.
– A secretaria nos apoiou com roçadeira, capinador e limpeza total do local. Mas gostaria de chamar a atenção para que os familiares procurem visitar com mais frequência às sepulturas para realizarem uma limpeza e restauração, para com isso não dificultar na hora da procura da própria sepultura em dia de Finados – recomendou.
A administradora do Cemitério Parque e Crematório Regional Portal da Saudade, Lidiane de Almeida, também confirmou que o movimento de visitantes na parte da manhã entre às 7h e 7h30 foi surpreendente.
– A nossa expectativa é de receber até o final da tarde uma média de público entre três a quatro mil pessoas. Estávamos preocupados com a chuva, mas felizmente não ocorreu – declarou.
Segundo Lidiane, como programação para o feriado de Finados deste ano, o Portal da Saudade, estava bem preparado e ofereceu para os Católicos duas missas, uma às 8h com o Padre Miguel e outra às 16h com o bispo Dom Luiz Henrique.
– Também oferecemos um serviço de transporte gratuito dentro da área do Portal com três vans para ajudar os clientes que vieram visitar seus entes queridos. Com rotas pelo diversos setores do portal, as vans transportavam as pessoas desde a entrada principal na parte de baixo do cemitério e circulando pela área do parque ajudavam na localização dos jazigos. Este ano trabalhamos com um efetivo de 25 homens, onde aumentamos o efetivo para auxiliar nos avisos e mostrar aos visitantes a localização dos jazigos solicitados. Também fizemos uma preparação especial do local com limpeza e diversas melhorias como jardinagem e podas, além de um trabalho de paisagismo e um novo acesso que ficou pronto a partir do dia 15 de outubro, localizado na própria rodovia e acesso após a rotatória – ressaltou.

Mantendo a tradição

Para algumas pessoas ir ao cemitério no Dia de Finados é uma tradição que se preserva ao longo dos anos. O representante comercial, Geraldo Meira, afirmou que costuma ir ao Cemitério do Retiro todos os anos durante o feriado de finados.
– Vou para lembrar de alguns amigos e parentes. E sempre que chego acendo uma vela e faço uma oração para cada um deles. Acho muito importante este ato principalmente no Dia de Finados, por isso sempre venho – disse emocionado.
A Aposentada Maria das Graças, de 62 anos, também é outra frequentadora do Cemitério do Retiro nos dias de Finados.
– Todo ano eu venho visitar os túmulos de meus parentes, como os de meus pais, irmã, tios e primas, além de um sobrinho e uma irmã de minha cunhada. Todo ano venho e acendo uma caixa de velas para todos eles. Este ano usei três caixas, totalizando 24 velas. Acho muito importante homenageá-los no Finados, pois são todos muito importantes na minha vida, principalmente os meus pais, por isso faço questão de vir todo ano – disse a aposentada.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document