Volta Redonda – Está em cartaz, no Centro Cultural Fundação CSN, a exposição A Rua 21, mostra coletiva que reúne obras de artistas de destaque no cenário da arte urbana e do graffiti nacional. A exposição foi inaugurada na última sexta-feira (23) e ficará em cartaz até o dia 14 de setembro deste ano.
As pinturas, que ficarão expostas em suportes de madeira, são de autoria dos artistas Fênix, Clara Leff, Murayama, Tommy, Hayala, Jader Mattos, Anderson de Souza, Rodrigo Chov, Mateus Bailon, Enivo, Pato, Kueio e Tito Ferrara. A exposição apresenta uma narrativa ligada a cada artista e traz homenagens, personagens, reflexões, suas vivências urbanas e que, agora, passam a fazer parte da história do espaço Centro Cultural.
Atuante da cena da arte urbana mineira, Fênix afirma que o graffiti “é uma expressão artística genuína, que retrata de forma democrática o pensamento do ser humano contemporâneo e as questões de sua época. Totalmente necessária para retratar um tempo e inserir os sujeitos neste tempo, tanto para quem produz a obra, quanto para quem a consome”.
A Rua 21 surge dentro do contexto urbano de Volta Redonda, que faz parte do Vale do Café e possui fortes características urbanas em decorrência de se desenvolver em torno de uma siderúrgica. Nas cidades em que fábricas foram instaladas, o desenvolvimento socioeconômico é responsável pelo processo de promoção e protagonismo de pessoas que residem nesses lugares. Esse protagonismo engloba vários seguimentos, sendo um deles o desenvolvimento artístico cultural.
Ainda em Volta Redonda, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) idealizou o projeto de residência artística e oficinas para o público interessado, ministradas por grandes nomes da história da arte brasileira. O projeto trabalhava a formação artística e a criação de um complexo de esculturas, com objetivo de promover um encontro do público com a arte no espaço urbano.
Agora, é através do Centro Cultural que a Fundação CSN dá continuidade a esse processo formação artística a partir da criação do Polo de Street, composto por Arigó Parade, Beco do Arigó, oficinas e o encontro de Graffiti. Esse último aconteceu recentemente, em julho, quando, ao longo de três dias, o Centro Cultural reuniu artistas locais e nacionais que deixaram suas pinturas nas paredes internas e externas do espaço e que culminou na origem da exposição.
Giane de Carvalho, Coordenadora Centro Cultural Fundação CSN, pontua que a exposição é “uma oportunidade de estarmos diante de uma produção artística diversa, com a identidade cultural de lugares diferentes, de acordo com a poética de cada artista”.
O Centro Cultural Fundação CSN fica localizado na Rua Vinte e Um, 402. Vila Santa Cecília.
Confira o serviço: exposição A Rua 21
Data: em cartaz até 14 de setembro de 2024
Horário: segunda a sábado
9h às 12h30 / 14h às 21h
Local: Centro Cultural Fundação CSN