
Tratamento e recuperação: Centro conta com salas destinadas a avaliações e ginásio de cinesioterapia (Foto: Mariana Netto/Ascom PMPR)
Porto Real – Um balanço divulgado nesta quinta-feira (1º) pela prefeitura mostrou que em quatro meses o Centro de Reabilitação Nicolau Serfiotis zerou a fila de espera por atendimentos. Em janeiro, segundo a prefeitura, havia uma demanda reprimida calculada em 140 pacientes aguardando procedimentos fisioterápicos. O Centro atendeu a cerca de 300 pessoas em maio. A equipe é composta por 10 fisioterapeutas, dois fonoaudiólogos e um terapeuta ocupacional.
– Agradecemos a equipe do Centro que vestiu a camisa e se empenhou muito para atender a nossa população – reconheceu o prefeito Jorge Serfiotis (PMDB).
Com sete salas de atendimento, o Centro conta com duas destinadas a avaliações e ginásio de cinesioterapia, além do oferecimento de vários serviços de saúde gratuitos à população nas áreas de ortopedia, neurologia, pediatria, respiratória e fisioterapia em geral.
Após o encaminhamento feito por um médico, o paciente passa por uma avaliação da equipe de profissionais do Centro para identificar as terapias mais adequadas ao seu quadro clínico.
– O paciente que receber encaminhamento para o Centro deve realizar o agendamento na USF (Unidade de Saúde da Família) do seu bairro – avisou o coordenador do Centro de Reabilitação, Vinicius Furtado.
A unidade está equipada com aparelhos de eletroterapia como laser, eletro analgesia e infravermelho; e de cinesioterapia como bolas, tatame, caneleiras e barras.
– Praticamos inúmeros procedimentos dentro de cada área, sempre de acordo com o diagnóstico médico como bursite, lombalgia, cervicalgia, patologias crônicas e agudas e pós-operatório. Há uma repetição desses procedimentos, que faz parte do tratamento continuado, pois não se trata de uma consulta – explicou o coordenador.
A aposentada Ivone Marassi trata de uma gonoartrose no joelho, doença ortopédica, no Centro.
– Fui diagnosticada pelo ortopedista e encaminhada pela USF do Centro para iniciar a fisioterapia no Centro de Reabilitação. Foi rápido e prático, pois tenho necessidade dessa reabilitação – comentou.
Os atendimentos no Centro de Reabilitação acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Sem fila de espera
O final do mês de maio também fechou com saldo positivo nos traumas ortopédicos atendidos pelo ambulatório do Hospital Municipal São Francisco de Assis. Em três semanas a demanda foi eliminada, marcando o fim da fila de espera nessa especialidade.
1 comment
Realmente ,no atual momento os setores da saude por onde passei para dois casos diferentes tudo correu bem.Assim como ja ocorreu criticas hj deixo meu agradecimento.Quanto a Farmacia continua sem remedios muitas vxs ate os basicos,e este e um sertor que precisa ser considerado com urgencia.
Comments are closed.