>
domingo, 22 de maio de 2022 - 20:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Centro Dia da Pessoa Idosa em Volta Redonda retoma atendimento em janeiro

Centro Dia da Pessoa Idosa em Volta Redonda retoma atendimento em janeiro

Matéria publicada em 31 de dezembro de 2021, 11:22 horas

 


Em dezembro, prefeitura reativou unidade para idosos com Alzheimer e familiares, também ligada ao Departamento de Proteção Especial da Smac

O local passou por reforma geral, incluindo reforço na infraestrutura, além de pintura, adequação da rota de acessibilidade para cadeirantes e idosos com mobilidade reduzida – Foto; Cris Oliveira(PMVR).

Volta Redonda- A Prefeitura de Volta Redonda segue investindo na retomada da oferta dos serviços públicos à população. Na área de assistência social, por exemplo, durante o ano, foram reabertos 31 dos 35 CRAS (Centros de Assistência Social) que existiam no município até 2016; além do CIP (Centro de Inclusão Produtiva), totalmente reformados. Mais recentemente, no início de dezembro, o Centro de Atendimento a Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, o Centro Dia Synval Santos, voltou a funcionar após reconstrução de toda estrutura física, no bairro Jardim Paraíba.

Para janeiro de 2022, está programada a retomada das atividades no Centro Dia Centro de Atendimento à Pessoa Idosa, na Rua 12 de Outubro, 285, Nossa Senhora das Graças. O local passou por reforma geral, incluindo reforço na infraestrutura, além de pintura, adequação da rota de acessibilidade para cadeirantes e idosos com mobilidade reduzida. O local ainda ganhou novo mobiliário. A estrutura conta com cozinha, refeitório, banheiros adaptados e salas de convivência, de repouso, de televisão e de jogos.

O Centro Dia do Idoso recebe os usuários, a partir dos 60 anos de idade, das 8h às 17h. Eles fazem cinco refeições diárias e participam de oficinas de convivência e socioeducativas. As atividades são coordenadas por equipe multiprofissional formada por assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, profissional de educação física e cuidadores.

A diretora do Departamento de Proteção Especial (DPES) da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Denise Alves de Carvalho, explicou que a porta de entrada para o serviço é o CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), que fica na Rua Antônio Barreiros, nº 222, bairro Nossa Senhora das Graças.

“O Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa tem capacidade para 50 pessoas e a frequência é definida após avaliação da equipe técnica. A mesma equipe, também observa a necessidade de ofertar o transporte, feito por uma van, que busca e leva o idoso em casa”, falou Denise.

Ela explicou ainda que o serviço do centro dia é voltado para idosos em situação de violação de direitos ou quando há sobrecarga nos cuidadores. “O objetivo principal é tirar o idoso do isolamento social, facilitando o convívio com a família, amigos e vizinhos”, contou a diretora do DPES.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document