Centro Odontológico recupera saúde e autoestima de moradores de Porto Real

by Diário do Vale

porto real

Porto Real –  Funcionando desde 2006, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Porto Real já atendeu a mais de quatro mil pacientes, ajudando na recuperação da saúde e autoestima dos moradores da cidade. Só no último ano, cerca de 300 pessoas foram beneficiadas com próteses dentárias, oferecidas gratuitamente à população.

Segundo o superintendente de Odontologia, Pedro Tavernari, os serviços mais procurados no CEO são o tratamento de canal, que atingiu a marca de 449 atendimentos nos últimos 12 meses (30% da demanda); e o de próteses com 330 procedimentos de julho de 2014 a julho de 2015 (35% da demanda). Em relação às próteses, ele destacou que além de melhorar esteticamente o sorriso, a pessoa tem a mastigação restabelecida, melhorando a digestão dos alimentos e também ajuda na fonética e diminuição de dores musculares e de cabeça dos pacientes.

– Um sorriso mais bonito está diretamente associado à recuperação da autoestima das pessoas e ajuda a ressocializá-las no convívio social – comentou Tavernari.

O superintendente explicou ainda que o início do tratamento é feito através de um encaminhamento do pacientes pelos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas policlínicas.

– A porta de entrada é a atenção básica, onde o atendimento é realizado por um profissional que detecta a necessidade de implantação ou não de prótese e encaminhado ao CEO – afirmou.

Uma equipe de 16 profissionais integra o CEO. São cinco dentistas especialistas em prótese, um cirurgião bucomaxilofacial, dois periodontistas (tratamento da gengiva), um odontopediatra, para tratamento de bebês e crianças, um estomatologista (estudo das lesões da boca) para atender pacientes com problemas na ATM (Articulação Temporomandibular) e quatro endodontistas (tratamento de canal).

Além do serviço de implantação de prótese oferecido no CEO, o atendimento odontológico básico é feito em sete unidades de saúde (UBS) e duas policlínicas. O atendimento do centro é feito de 8h às 21h, na Avenida Dom Pedro II, no Centro.

– Saúde bucal sempre foi uma das nossas prioridades no município, tanto que em 2013 conquistamos o prêmio de odontologia em 1° lugar com o Brasil Sorridente. Nossa intenção é garantir ações de promoção e prevenção da saúde da população – enfatizou a prefeita Cida.

O prêmio ao qual a prefeita se refere é o “Brasil Sorridente” de 2013, que Porto Real conquistou na categoria municípios com até 50 mil habitantes, por ser a cidade a oferecer o melhor serviço de odontologia do país. A premiação foi instituída em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais, em parceria com o Ministério da Saúde. Para consolidar os avanços obtidos, é necessário o comprometimento dos municípios para a implantação de políticas públicas efetivas na área de saúde bucal.

– Esse prêmio é consequência do empenho do governo e de toda a equipe de saúde bucal que trabalhou muito para isso – disse Pedro Tavernari.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996